Distribuição

Continente certifica Segurança e Saúde em Cascais

Por a 21 de Junho de 2007 as 2:00

ContinenteO Continente de Cascais alcançou o estatuto de primeiro hipermercado nacional certificado em Segurança e Saúde no Trabalho pelas normas OHSAS 18001/NP 4397. «Não queremos que esta certificação seja um momento mas sim uma forma de estar da empresa», sublinhou José Côrte-Real, administrador da Sonae Distribuição, na cerimónia de entrega do documento pela mão de Caldeira dos Santos, presidente da APCER (Associação Portuguesa de Certificação).

Entre as várias vantagens desta iniciativa, o presidente da APCER destacou a «abertura a novos mercados, sobretudo aqueles onde a certificação é requisito obrigatório».

Questionada pelo Hipersuper sobre o investimento necessário para levar a cabo este projecto, a empresa recusou-se a divulgar os montantes envolvidos. É, no entanto, desejo dos responsáveis da Sonae Distribuição que as próximas aberturas do grupo sigam o exemplo do Continente de Cascais.

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho faz a gestão e controlo dos riscos em matéria de segurança e saúde em ambiente profissional. Envolve a formação dos colaboradores, a gestão de situações de emergências através de simulacros e acções de treino de combate a incêndios e prestação de primeiros socorros e a aquisição de equipamentos e máquinas mais seguras.

A guilhotina pneumática do bacalhau é um bom exemplo, pois elimina ricos para o colaborador uma vez que as mãos se encontram afastadas da lâmina de corte. Além disso, a empresa adoptou um novo sistema de colocação de cartazes em pontos altos, que anula a necessidade de escadote e protege o funcionário de eventuais quedas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *