Veículos

Um modelo, dois estilos

Por a 1 de Junho de 2007 as 16:00

 opel

Baseados no novo Corsa GTC de três portas, os Corsas Van e Sport têm em comum o facto de combinarem o conforto e a performance de um automóvel de passageiros com a economia e a versatilidade de transporte de um veículo comercial, exibindo no entanto características distintas adaptadas a diferentes tipos de utilização.

Para tal, a Opel criou um modelo com duas versões detentoras de personalidades diferenciadas – uma de cariz utilitário (Corsa Van) e outra de cariz desportivo (Corsa Sport) – «qualquer uma delas apresentando fortes argumentos para serem as primeiras escolhas no seu segmento», refere o construtor.

Durante a apresentação do novo Corsa, Herman de Backer, director–geral GM Portugal, resumiu a história do modelo da seguinte forma: «O Corsa Van é um dos comerciais mais vendidos de sempre no mercado português. 21 anos de presença no mercado, três gerações e quase 80 mil unidades vendidas são números que demonstram bem a qualidade ímpar deste modelo. Mesmo sendo vocacionado para o trabalho, sujeito por isso a um desgaste superior, ainda hoje se vêem muitos veículos das anteriores gerações a circular nas nossas estradas».

Van vs Sport
Visto de fora, o Corsa Van pouco se assemelha com um veículo comercial. Exibe o visual dinâmico do novo Corsa e, graças às suas dimensões compactas (3.999 mm de comprimento, 1.944 mm de largura, incluindo os espelhos exteriores, 1.488 mm de altura e diâmetro de viragem de 10,1 m) e a uma direcção de assistência variável de acordo com a velocidade, move-se e estaciona-se facilmente mesmo nos espaços mais apertados. As dimensões exteriores compactas não interferem de modo algum com a capacidade de transporte. O espaço de carga amplo, com superfície plana, e a altura do compartimento de carga do Corsa Van, que aumentou para os 924 mm, resultam numa capacidade de 845 litros e numa carga útil de 550 kg – isto é, 30% maior que a do anterior Corsa Van. O novo Corsa Sport foi especificamente desenvolvido para o mercado português e distingue-se pelo visual desportivo e pelo habitáculo bem equipado, a que se associa a grande bagageira característica de um derivado de passageiros.

Inspirado no bem sucedido Astra Sport, o Corsa Sport apresenta-se com elementos desportivos como os faróis de nevoeiro ou as jantes de liga leve de 16 polegadas. No habitáculo, sobressai o ambiente desportivo, com acabamentos cromado mate, volante forrado a pele perfurada com comandos do rádio e, naturalmente, bancos desportivos tipo bacquet, sendo o do condutor regulável em altura. Do equipamento de série, para além dos elementos do Corsa Van, faz ainda parte o volante regulável em altura e em profundidade, e a direcção variável. Em opção, o Corsa Sport disponibiliza o sistema de Iluminação Dianteira Adaptativa, controlo electrónico de estabilidade ESPPlus, programador de velocidade, computador de bordo e sensores de chuva e de estacionamento.

No que toca à segurança, o Corsa Van e Sport beneficiam em larga medida do seu parentesco com a nova geração do Corsa: no programa de testes do Euro NCAP, o Corsa obteve a nota máxima de cinco estrelas em termos de protecção de ocupantes adultos. Este veículo polivalente é igualmente económico, devido aos motores que tem disponíveis e aos prolongados intervalos de manutenção. A primeira inspecção geral só é necessária após 60.000 km ou dois anos em circulação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *