Distribuição

Solução retalhista

Por a 1 de Junho de 2007 as 16:00

 gsi

Criada a partir de dissidentes da CNR, cedo a GSI compreendeu que somente através de um parceiro estratégico internacional poderia fazer face aos discounts, encontrando na Leader Price o elemento para desenvolver a estrutura. Com insígnia própria e marca exclusiva, o objectivo é fazer crescer o número de lojas aderentes

Fundado em 2003, o Grupo e Supermercados Independentes – GSI – nasce pela mão de um grupo de retalhistas independentes que, além de preocupados com o seu negócio, «sentiram a necessidade de “combater” o crescente peso dos discounts, sendo para tal indispensável possuir um produto exclusivo», refere Américo Abreu, coordenador geral da GSI. Assim, depressa os responsáveis pelo grupo começaram a olhar para lá das fronteiras portuguesas, encontrando na Leader Price o parceiro estratégico para desenvolver o negócio.

Após registo dos artigos e com o aumento do número de lojas, houve a necessidade de reestruturar o quadro de accionistas, com a entrada do fundador e presidente da Leader Price, Albert Baussan, para o grupo. Necessária foi também a mudança de instalações, passando a GSI das pequenas instalações localizadas em Sintra para um pólo de 6.000 m2 na Zona Industrial de Aveiro.

Associação Internacional
Fundamental para o sucesso da GSI foi, no entanto, a associação à Leader Price. «Para o êxito da GSI era muito importante o grupo oferecer algo que o diferenciasse, que fosse exclusivo para os associados», salienta Américo Abreu. De origem francesa e presente em diversos países, a GSI oferece, actualmente, mais de 2.000 artigos, dos quais 800 pertencem à marca Leader Price, garantindo o coordenador geral do grupo que vai «crescer para os refrigerados positivos e negativos, em regime de outsourcing, dentro da própria marca».

Contando actualmente com 45 associados, detentores de mais de 85 lojas, Américo Abreu refere que o objectivo para 2007 é chegar às 110 lojas. «Felizmente, as coisas têm corrido bem. Temos tido procura e queremos afirmar-nos como uma alternativa dentro do mercado retalhista independente. Sabemos que existe uma “sangria” das lojas dos retalhistas para os discounts, mas garantimos uma relação preço/qualidade muito vantajosa, devido à nossa marca Leader Price. Além disso, queremos uniformizar o nosso parque de lojas. É um processo evolutivo e requer uma adaptação ao sortido de lojas, formação das pessoas, requalificação do layout, do fluxo de clientes», refere Américo Abreu. «Para comunicar é preciso uniformizar e para uniformizar é preciso ter um nome, uma imagem apelativa. Nós trabalhamos com três insígnias declinadas da Viva (ver caixa). Esta imagem tem fidelizado os clientes finais, e como o mercado não é muito grande, as pessoas vão falando, é sinal que estão satisfeitas. É lógico que nós queremos mais, complementar todas as acções que estamos a desenvolver para as lojas. Mas estes resultados são sinónimo de que as pessoas estão satisfeitas e nos recomendam».

Sortido ideal
Com um investimento inicial a rondar os 500 mil euros, o novo pólo de Aveiro viu esse valor crescer em mais 1 milhões de euros, justificando Américo Abreu esse montante com o facto de o grupo necessitar de centralizar a sua operação. «Em Portugal, o maior foco de retalhistas independentes localiza-se de Coimbra para Norte e, por isso, centrámo-nos nesta região. Desde Março, estamos com uma pessoa a fazer o trabalho de prospecção na zona Sul. Este é um projecto nacional e temos que o alargar. O crescimento normal foi para Norte, mas o nosso objectivo é alargar o negócio para Sul».

O desenvolvimento do negócio não passa, contudo, somente pelo alargamento da zona de influência: «Tem tudo a ver com comunicação. Estamos a ultimar a nossa página na Internet para poder comunicar com o cliente final e queremos aparecer nos meios de comunicação adequados para podermos dizer que estamos aqui e somos uma alternativa».

Um dos objectivos principais da GSI, passa por conseguir um cardex com um tronco comum, adaptado à medida de cada loja. «Temos um tronco comum em que 60% do cardex é Leader Price e os restantes 40% são produtos nacionais», diz Américo Abreu. Além da marca Leader Price, a GSI entra também na “guerra de preços”, possuindo para tal a “Prix Gagnant”, marca de 1.º preço.

Retalhista online
«Nos temos a solução “chave na mão”», garante Américo Abreu. Possuindo protocolos com diversas empresas, de modo a poder reconverter as lojas, a informática é tida como ponto fulcral na GSI. «Pretendemos ter uma plataforma informática comum nas lojas, para que consigamos comunicar e desenvolver acções promocionais integradas». O coordenador geral da GSI admite, contudo, que o facto de muitas lojas serem rurais «dificulta as coisas», mas explica que a adopção do software informático tem como objectivo reduzir de forma drástica «os custos administrativos das lojas. Pretendemos uma uniformidade dos produtos Leader Price e que o associado tire a maior rentabilidade do seu negócio. A solução informática permite que a loja adapte rapidamente os preços aos da concorrência».

Para 2007, o objectivo está definido, salientando o coordenador geral da GSI que «dada a boa performance no 1.º semestre, esses objectivos foram revistos». Assim, em vez das 110 lojas no final de 2007, os responsáveis do grupo esperam aumentar esse número para 130, admitindo Américo Abreu que «quer crescer paulatinamente. Não queremos ter muitas lojas, para não servir bem. Para podermos ter um acompanhamento às lojas, os nossos recursos humanos também têm que aumentar e ser formados. Queremos crescer de uma forma extensiva, em detrimento da intensiva».

O crescimento não se baseia, contudo, somente no número de lojas. «Vamos multiplicar por 7 o volume de negócios da GSI, de 2006 para 2007. No 1.º trimestre a nossa facturação representou 70% da do ano passado».

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