Feiras

Mundo Anuga

Por a 1 de Junho de 2007 as 16:00

 anuga

«Bem-vindos ao Mundo Anuga». Foi desta maneira que Wolfgang Kranz, gerente da Kölnmesse, recebeu a imprensa ibérica na apresentação da Anuga 2007, realizada recentemente em Madrid. De facto, podemos afirmar que estamos perante uma feira que é um Mundo, já que a dimensão da feira organizada e realizada na cidade de Colónia impressiona pelos números apresentados: nada mais nada menos do que 6.000 expositores de mais de 100 países irão marca presença nos 300 mil metros quadrados do novo recinto da feira. Além disso, são esperados mais de 160 mil profissionais de 150 países, rondando a percentagem de visitantes estrangeiros mais de 50%.

De acordo com Wolgang Kranz, «a Anuga representa de dois em dois anos a situação global relativamente aos produtos alimentares e às bebidas, não apenas perante o mercado, mas também perante os serviços de catering e restauração e restantes empresas da área da gastronomia. Com a sua oferta abrangente e internacional, a Anuga cobre todas as facetas deste sector com a actividade mundial, reflecte as tendências e desenvolvimentos actuais e aborda, simultaneamente, os problemas que se perspectivam para o futuro e as soluções que implicam».

10 em 1
A Anuga não poderá ser considerada, no entanto, uma só feira, já que dentro do mesmo espaço irão estar representados vários sectores que, só por si, seriam merecedores de uma feira na maioria dos países – tomemos como exemplo a dimensão da Alimentaria de Lisboa. Assim, dentro da Anuga 2007 teremos o conceito “10 feiras temáticas sob um só tecto”, aplicado pela primeira vez em 2003, tanto em termos de conteúdo, como em termos de espaço (ver caixa).

Dez fortes sectores alimentares serão realçados como feiras autónomas sob o tecto da Anuga, formando áreas de exposição próprias e bem definidas, com um perfil característico claramente identificável. Este conceito estabeleceu-se de forma distinta nos últimos quatro anos, pois, por um lado, alcança clareza e estruturas sóbrias e, por outro, coloca cada um dos sectores alimentares num contexto próprio, com identidade e direitos também eles próprios.

Wolfgang Kranz salientou na conferência de imprensa que «a oferta tem de estar bem classificada, de modo a não haver confusão para quem visita a feira. No fundo, trata-se de sob o mesmo tecto, organizar certames monográficos, já que cada sector tem perfil próprio».

Para além das feiras temáticas, existem ainda tendências importantes e vastas, que abrangem todo o sector alimentar e, naturalmente, também são abrangidas e retratadas na Anuga. O evento de Colónia apresenta, assim, além das 10 feiras temáticas, espaços onde estarão presentes expositores das seguintes áreas: Pordutos biológicos, Produtos gourmet e especialidades regionais, Health&Functional Food, Marcas comerciais, Produtos Kosher, Alimentos Halal, Finger Food ou ainda Produtos vegetarianos.

Anuga em paralelo
As tendências também irão estar representadas no concurso de inovação da Anuga, com a realização do TASTE_07. Todos os expositores da Anuga têm a possibilidade de propor os seus produtos novos, decidindo um júri especializado quais os produtos da exposição de tendências TASTE_07 a serem apresentados na feira.

Também o programa paralelo da Anuga é muito abrangente e informativo. Para além de congressos e conferências, são sobretudo as exposições especiais, como a apresentação de culinária “Visions of Cooking” ou o “Fórum comercial” que representarão um papel central, como plataformas de tendências.

Pela primeira vez, a Anuga apresentará o conceito de país convidado, recaindo a estreia sobre a Tailândia. O maior produtor de arroz do mundo surge sob o lema “Thailand – Kitchen of the World”, e, assim, não só apresenta de forma adequada as suas capacidades como produtor alimentar, como também a posição cimeira da sua gastronomia.

Portugal e Espanha na Anuga
A participação portuguesa e espanhola na maior feira alimentar do mundo pauta-se por uma diferença colossal. Enquanto os nossos vizinhos espanhóis têm vindo a aumentar a sua participação no evento, passando de 389 para 456 expositores de 2003 para 2005, esperando-se no certame deste ano mais de 500 expositores, Portugal não tem dado muito importância à Anuga. Ao contrário das empresas espanholas que, segundo Wolfgang Kranz «vêem na Anuga uma oportunidade em internacionalizar o seu negócio, apostando fortemente na exportação», Portugal viu a sua participação aumentar de 14 para 19 expositores de 2003 para 2005. «É uma questão de mentalidade», referiu Kranz durante a apresentação da feira, salientando que «as empresas portuguesas decidem a sua participação muito tardiamente, inviabilizando, por vezes, a própria participação, dado na altura que confirmam a presença, já não existirem espaços».

Do lado dos visitantes, a diferença é, igualmente, significativa. Dados da organização da Anuga revelam que o interesse dos espanhóis pela Anuga é muito grande: na última feira, foram registados 2.556 visitantes especializados espanhóis. Já do lado português, apesar da curva se apresentar ascendente desde 2001, verificando-

-se 318 (2001), 390 (2003) e 458 (2005), o número não deixa de ser considerado «reduzido».

Wolfgang Kranz admitiu que a maior parte das empresas espanholas e portuguesas que expõe na Anuga, participa no âmbito de stands comuns, especialmente no sector da “Anuga Fine Food”, com produtos com base alimentar – arroz, massas, produtos delicatessen, especiarias, conservas, óleos e gorduras, doçaria e aperitivos. Os stands regionais foram, aliás, destacados por Wolfgang Kranz, referindo que «esta poderá ser uma forma das empresas portuguesas participarem na Anuga com custos mais reduzidos, trazendo vantagens não só ao nível do espaço de exposição, como também, de transporte, questões aduaneiras, além de possibilitar sempre o aproveitamento de sinergias».

Conceito 10 em 1
Anuga – Feiras temáticas

Anuga Fine Food

Anuga Chilled Food

Anuga Meat

Anuga Frozen Food

Anuga Dairy

Anuga Bread&Bakery
and Hot Beverages

Anuga Drinks

Anuga Drinks

Anuga CateringTec

Anuga RetailTec

Anuga Organic
Anuga Organic
Como feira temática independente reunida sob o tecto da Anuga, a “Anuga Organic” é um desenvolvimento consequente da plataforma de exposições “Organic World”, que já há dois anos apresentou com enorme sucesso uma oferta concentrada para clientes do comércio e dos serviços de catering e restauração.

A “Anuga Organic” dá aos produtores e importadores de produtos biológicos uma oportunidade ainda maior de convencer os parceiros, tanto do comércio tradicional com do comércio especializado, da qualidade e da capacidade de produção das suas empresas.

Assim, durante a “Anuga Organic” serão discutidas as mais importantes preocupações desta área, como a certificação, disponibilidade e gestão de preços. Um contributo importante para tal, será ainda prestado pela exposição especial “Voll-Bio” – que apresenta uma abrangente gama de produtos biológicos dos supermercados tradicionais – e o programa de conferências paralelo.
Anuga Fine Food
Produtos de charcutaria, gourmet, alimentos básicos e produtos dietéticos serão o elemento central da feira temática “Anuga Fine Food”. Entre eles, encontram-se conservas, refeições pré-cozinhadas e sopas, molhos requintado e condimentos, frutos e legumes secos, óleos e gorduras, alimentos dietéticos, doçaria e aperitivos. Também poderão aqui encontrar-se massas e arroz em todas as suas variantes, bem como vinagre, mostarda, azeitona ou legumes seleccionados.

A “Anuga Fine Food” é, de acordo com a organização, «a plataforma de exposição ideal, sobretudo para os produtores que lidam com diversos grupos de produtos e objectivos. Convenience, Ethnic Food, Wellness, Health e Functional Food são as palavras-chave desta feira».

No entanto, os produtos apresentados na feira temática “Anuga Fine Food” não assumem compromissos quanto à origem, estado ou modo de apresentação. Por outro lado, a gama de ofertas é descrita com justeza, com termos como “diversidade” e “internacionalidade”.

Por esta razão, as especialidades internacionais estão presentes em força no segmento “Anuga Fine Food”, apresentando a organização os exemplos de países como a Itália, França, Espanha e Grécia que apresentam os seus produtos mediterrânicos de procura mundial (mais uma vez, e falando a organização de países mediterrânicos, Portugal não é referido).

Também as participações asiáticas da Tailândia, o país convidado da Anuga, China, Índia ou Malásia irão demonstrar a diversidade dos seus produtos e da sua gastronomia.

Além disso, os novos membros da UE, Bulgária e Roménia, ambos importantes e grandes produtores alimentares, irão participar na Anuga, por forma a comercializar os seus produtos de forma consequente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *