Veículos

Canter em Van e Box

Por a 1 de Junho de 2007 as 2:00

canter.jpgPara completar a já extensa gama Canter, a Mitsubishi Motors de Portugal lançou este mês dois novos modelos com um conceito inovador: a Canter Van e a Canter Box. Estes dois produtos irão ser vendidos com um pacote “chave na mão”, com vantagens claras para o cliente, destacando o construtor «o equipamentos de tecnologia avançada, a entrega imediata de viaturas, maior capacidade de carga, preços mais competitivos, bem como uma modalidade de financiamento com contrato de manutenção e seguro integrados características que permitem rentabilizar o trabalho e diminuir custos».

«Funcionalidade e segurança, economia e fiabilidade, bem como conforto e versatilidade»: foram estes os elementos-chave que serviram de base ao desenvolvimento da sétima geração do veículo comercial ligeiro Canter, apresentado no ano 2005. A versão actual deste modelo vem consolidar estes mesmos pontos fortes: coincidindo com a entrada em vigor da norma Euro 4 sobre emissões, encontram-se agora disponíveis para a Canter novos motores com a tecnologia common-rail. E um conjunto de novos acessórios que abrangem todos os aspectos da cabina melhoram os níveis de funcionalidade e segurança, pontos fortes que mantêm o produto líder de mercado há já alguns anos.

Os clientes da Canter têm à sua disposição a escolha entre quatro novos motores diesel Euro 4 equipados com tecnologia de injecção common-rail, recirculação dos gases de escape refrigerados e conversor catalítico de partículas. O motor apresenta um turbocompressor equipado com tecnologia de turbina de válvula variável. O resultado final é um reduzido consumo de combustível, uma redução das emissões do escape, uma capacidade de resposta mais rápida – sobretudo a baixas rotações – e um binário extra numa gama mais ampla de rotações.

O intervalo de potência disponível foi aumentado durante o processo de renovação do motor. Fazendo a sua estreia na categoria de 3.5 toneladas, a Canter apresenta um motor de três litros com potência de 110 cv, que atinge um binário máximo de 255 Nm. A versão de 3.5 toneladas de cabina simples ampla pode também ser encomendada com um motor de 145 cv e um binário de 362 Nm. Este mesmo motor pode ainda ser a escolha para as versões do modelo Canter com um PB de 6.5 e 7.5 toneladas. Além disso, os modelos de 6.5 e 7.5 toneladas encontram-se ainda equipados com um motor de potência extra que debita 180 cv e com uma capacidade de 4.9 litros. A potência máxima de tracção desta unidade de 529 Nm encontra-se disponível a partir das 1.600 rpm. Todos os modelos Canter equipados com este motor incluem um sistema eléctrico de 24V, em comparação com o sistema de 12V existente nos outros motores.

A versão actual da Canter apresenta um estilo claramente funcional e discreto. Saltam à vista os grandes faróis de forma trapezoidal com indicadores de mudança de direcção integrados, que flanqueiam uma potente grelha do radiador em forma de V. O pára-brisas alongado, os vidros das portas fundos e os novos espelhos exteriores com um campo de visão alargado combinam com o largo vidro traseiro de forma a proporcionarem uma excelente visibilidade em todas as direcções.

O sistema de segurança da cabina intitula-se Fuso “Rise” (Realized Impact Safety Evolution) e integra duas barras diagonais nas portas, para protecção em impactos laterais, uma estrutura reforçada no piso da cabina, um dispositivo de amortecimento no painel de instrumentos, uma coluna de direcção de segurança e peças do chassis que se deformam longitudinalmente em caso de impacto frontal. A segurança desempenha igualmente um papel de destaque no design do chassis da Canter. Todos os modelos dispõem de um sistema de travagem hidráulico com travões de disco de série. O ABS é uma especificação de série em modelos com uma classe de peso bruto do veículo superior a 3,5 toneladas e poderá ser de série no modelo de 3,5 toneladas em alguns mercados, consoante os requisitos locais. É incluído em todas as versões um travão de motor.

Os preços vão desde os 22.645 euros (+IVA) da Canter Van com 125 cv e sem porta lateral, até aos 24.512 euros (+IVA) da Canter Van de 145 cv com porta lateral. Já no caso da Canter Box, os preços vão de 23.678 (+IVA) do modelo com 125 cv e sem porta lateral até aos 25.545 (+IVA) para o modelo de 145 cv com porta lateral.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *