Distribuição

APED afina boas práticas

Por a 30 de Maio de 2007 as 2:00

A APED (Associação das Empresas de Distribuição) aperfeiçoou o Código de Boas Práticas da Distribuição Alimentar, lançado pela primeira vez em 2004. A nova edição foi reformulada e aprovada no início deste ano e já foi notificada à Comissão Europeia.
Cumprir a legislação em vigor e promover a segurança alimentar são os principais objectivos do documento.
O Código, segundo António Rosseau, director-geral da APED, é resultado de um conjunto de reuniões e debates que contam com a participação das empresas associadas e especialistas em segurança alimentar.
A aplicação do código é voluntária, mas a APED estabeleceu “um acordo de princípios com os associados” para o cumprimento dos requisitos.
Na prática, o documento enuncia um conjunto de recomendações e procedimentos a ter em conta pelas empresas, em matérias tão díspares como infra-estruturas, equipamentos e materiais, controlo de temperatura e de água, utensílios e controlo de pragas, entre outros perigos potenciais.
O código apresenta ainda 4 anexos, entre os quais se destacam a Árvore de Decisão, ferramenta que permite identificar os pontos críticos de controlo, assim como a recomendação à implementação e manutenção do HACCP.
Sofia Morais, engenheira da APED que fez a apresentação oficial do Código, aponta 2008 como a data mais certa para a revisão deste documento «aberto, que resulta de um processo contínuo em função da legislação e das empresas associadas».
O Código de Boas Práticas da Distribuição Alimentar foi apresentado na Alimentaria Lisboa 2007, talvez em jeito de agradecimento à organização da feira que convidou o presidente da APED, Luís Vieira e Silva, a presidir a um dos maiores certames que tem lugar no País.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *