Distribuição

Biedronka com mais 360 lojas até 2010

Por a 28 de Maio de 2007 as 2:00

logo-jm.jpgA Jerónimo Martins vai investir 500 milhões de euros no mercado polaco até 2010. Este montante é igual ao investimento que o grupo português fez na insígnia Biedronka nos últimos dez anos. À forte aposta do grupo na Polónia estão associados um conjunto de ambições. Consolidar a liderança é, sem dúvida, uma delas, mas não é tarefa fácil. O mercado retalhista polaco é um dos mais competitivos da União Europeia. «A concorrência está a consolidar-se num dos mercados mais competitivos da Europa. Há cinco anos, operavam 20 players. Hoje, são só 15, porque os outros cinco não aguentaram a pressão e saíram», sublinhou Pedro Pereira da Silva, General Manager da Jerónimo Martins Dystrybucja, à margem da conferência “New Europe Investement Roadmap – Poland to Portugal”, que teve lugar em Lisboa.

Com efeito, o plano da empresa portuguesa é inaugurar 120 lojas e um centro de distribuição por ano, nos próximos três anos, embora Pedro Silva frise que a evolução da presença da Biedronka na Polónia dependa do próprio desenvolvimento do mercado. Estas aberturas representam entre 1.500 a 2.000 novos postos de trabalho anuais. O objectivo, esse, é continuar a crescer a duplo dígito.

A internacionalização da Biedronka também está na forja. Ucrânia e Roménia são os destinos estratégicos, até porque a organização do Euro 2012 está nas mãos da Polónia e da Ucrânia.

Cerca de 95% dos produtos comercializados nas 950 lojas do grupo são produzidos na Polónia. Alexandre Soares dos Santos, Chairman of the Board of Directors, que teve honras do discurso de abertura da conferência, explicou à plateia porque razão não há mais produtos portugueses nas lojas do grupo. «Falamos com a indústria agro-alimentar nacional, mas os empresários não aceitaram o desafio. No entanto, trabalhamos com alguns na área da fruta fresca». Disciplina, vontade de crescer e ganhar dimensão, foram algumas palavras utilizadas para descrever os colaboradores polacos que, segundo Alexandre Soares dos Santos, são a força impulsionadora do crescimento do grupo.
Talvez por isso, apostar em força na área industrial na Polónia é outro dos grandes objectivos para este mercado, à semelhança da parceria do grupo com a Unilever no mercado nacional, embora os responsáveis da Jerónimo Martins não adiantem mais pormenores acerca desta intenção.

Há 12 anos no mercado polaco, o grupo tem actualmente mais de 16 mil funcionários e 6 centros de distribuição com 22 mil m2. Só a área do armazém principal, inaugurado recentemente em Wojnicz, equivale a três campos de futebol. Por hora, entram 1.500 novas paletes nos armazéns, o que representa um volume de entrega mensal de meio milhão de paletes. Quanto aos fornecedores, são cerca de 400 e recebem mais de 700 encomendas diárias.

A Jerónimo Martins tem as 950 lojas espalhadas por 460 cidades, que recebem 1,5 milhões de visitas por dia. Em 2006, recebeu 420 milhões de clientes.

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