FMCG Marcas

Olá exportou mais de 55 milhões de gelados em 2006

Por a 14 de Maio de 2007 as 2:00

ola.jpgNos últimos dez anos, a Olá apresentou uma taxa de crescimento médio anual de 24% nas suas exportações, exportando, em 2006, mais de 55 milhões de gelados (cerca de 34% da produção total) para 13 diferentes países da Europa.

A fábrica, localizada em Santa Iria da Azóia, produz um grande leque de gelados exclusivos para os mercados externos. É o caso de produtos como Chunky Choc (Reino Unido), Loop-the-Loop (Irlanda) ou ainda, entre outros, Viennetta Mini, distribuído para vários países e desde 2007 também em Portugal. «A aposta na inovação não pára e exige um esforço suplementar por parte de todos os colaboradores da Olá, não só em termos de adaptação de rotinas, mas também de novas competências e equipamentos que têm que ser adquiridos», refere a empresa.

Os gelados exportados destinam-se a dois grandes segmentos de mercado: restauração (gelados de sobremesa) e produtos especialmente concebidos para os mais novos. «Os gelados de restaurante, como o Flower ou a Viannetta Mini, são bastante exigentes em termos de concepção, design e embalagem». Os gelados para o público mais jovem, como o Discbee ou Girlie, «apresentam soluções originais e podem incluir embalagens divertidas (como Simpsons' cup) ou brindes coleccionáveis (como (Discbee)».

Para além de produtos já existentes noutros países da Europa e que passaram a ser produzidos em Portugal, a Olá é agora também responsável por produzir os novos produtos para os segmentos mais jovens e restaurantes que vão, depois, ser comercializados por toda a Europa. «Isto implica uma dinâmica de adaptação que vem exigir um esforço adicional na procura de novos fornecedores, no desenvolvimento de novas máquinas adaptadas a esses produtos, bem como a aprendizagem de diferentes competências».

De referir que o negócio total da Olá em Portugal representou em 2006 cerca de 98 milhões de euros, para o que contribuiu o esforço de adaptação e a capacidade de exportação da fábrica de Santa Iria que é, das 11 fábricas europeias de gelado da Unilever, a terceira mais eficiente.

Nos últimos 10 anos, a Olá foi o operador no mercado português de gelados que mais investiu: mais de 200 milhões de euros em novos equipamentos e soluções, na rede de frio, em Investigação e Desenvolvimento e em apoio às marcas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *