FMCG Vinhos

Arranque da vinha e DO na AR

Por a 14 de Maio de 2007 as 2:00

No âmbito da visita da comissária europeia da Agricultura – Mariann Fischer Boel – a Portugal, no próximo dia 24 de Maio, o Parlamento está a receber e ouvir várias entidades do sector. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) teve a oportunidade de apresentar as suas ideias e defender uma proposta para a política europeia do vinho.

Na Assembleia da República, a CVRVV deixou clara a sua posição. «A política de arranque de vinha só será aceite caso as suas regras sejam estabelecidas de acordo com os interesses de cada região». Para além disso, a Comissão alertou também para as regras de produção dos vinhos, salientado que «estas devem ser iguais tanto para a Europa como para os restantes países produtores, de forma a garantir a lealdade de concorrência».

Relativamente à política do vinho em Portugal, a Região dos Vinhos Verdes exige que o valor de taxa de promoção cobrado na Região (que ronda o milhão de euros por ano) seja efectivamente investido na promoção dos vinhos. Outra questão que a Comissão mencionou foi o papel da União Europeia, defendendo o seu investimento na diferenciação dos produtos por denominação de origem, uma vez que é nos vinhos de região demarcada que assenta a competitividade europeia.

A CVRVV destacou ainda a urgência em investir na promoção dos vinhos a nível europeu, em especial, em vinhas com carácter único como é o caso do Vinho Verde.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *