FMCG Vinhos

Vinhos Verdes com maior seguro agrícola do País

Por a 20 de Abril de 2007 as 2:00

Todos os 35 mil produtores da Região dos Vinhos Verdes estão cobertos pelo seguro de colheitas que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acaba de contratar, um seguro que cobre mais de 250.000 parcelas de vinha e uma produção de uva valorizada em mais de 16 milhões de euros.Segundo a apólice-base, cada produtor vai receber 16 cêntimos por cada quilo de uva perdido (valor determinado com base na produção média dos últimos cinco anos), embora os produtores de uvas com maior valor de mercado possam revalorizar a sua produção, pagando apenas o diferencial de prémio. Estão seguros 100 milhões de quilos de uvas e, num caso altamente improvável de catástrofe, a responsabilidade da seguradora pode atingir os 16 milhões de euros, num seguro que é gratuito para os produtores.

A CVRVV desenvolveu um sistema informático, disponível via Internet, para a gestão deste contrato que, no caso de sinistros, recebe as participações de cada produtor, valida-as e reencaminha-as directamente para a equipa de peritos mais próxima. Esta fase de gestão dos sinistros é uma das mais delicadas, dado que em caso de geada ou granizo generalizado (bastante frequentes no noroeste do país) há que receber e gerir milhares de participações de sinistros.

Incêndios, acções de queda de raios, explosões, granizo, tornados, trombas de água, geadas e quedas de neve – os riscos mais prováveis a que as colheitas estão sujeitas -, a partir de agora estão cobertos por um seguro financiado pela CVRVV em 400 mil euros e pelo Estado, no âmbito do programa SIPAC – Sistema Integrado de Protecção contra as Aleatoriedades Climáticas. A apólice foi atribuída, mediante concurso, à CA Seguros, uma companhia do grupo Crédito Agrícola.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *