FMCG Marcas

China aberta ao azeite português

Por a 20 de Abril de 2007 as 2:00

A crescente preocupação dos chineses com a saúde e o aumento dos seus rendimentos fez disparar as importações de azeite nos últimos anos, abrindo as portas para a entrada dos azeites nacionais.«A China será uma potência também para o mercado do azeite que está agora a começar, e penso que há espaço para as marcas portuguesas que quiserem entrar», afirmou Zhou Xi, distribuidor de azeites europeus no mercado chinês, que procura actualmente introduzir a marca portuguesa Nektar na China, à Agência Lusa.

No entanto, reconhece que será difícil para Portugal entrar nas maiores cidades chinesas, porque já estão inundadas com marcas espanholas, italianas e israelitas. «Prevejo um longo caminho para as empresas portugueses fazerem o marketing dos seus azeites», considerou o empresário, que acredita que a forma melhor de entrar no mercado chinês será através das cidades de pequena e média dimensão.

Cerca de 90% da importação chinesa de azeite destina-se a grandes cidades como Pequim, Xangai, Cantão, Shenzhen. Segundo dados oficiais do Ministério do Comércio chinês, nos primeiros dois meses de 2007 a China importou 1225 toneladas de azeite. Em 2008, esperam aumentar a importação até às 20 mil toneladas e superar as 100 mil toneladas em 2011.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *