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Um país com mmuuuuiiiitttoo Leite

Por a 30 de Março de 2007 as 19:04

 Leite

Desde o primeiro dia das nossas vidas até aos tempos de velhice, o leite acompanha-nos passo a passo, trazendo diversos benefícios para o desenvolvimento de cada um, consoante a fase do ciclo de vida em que nos encontramos. O leite é realmente um alimento bastante completo, sendo uma eterna fonte de cálcio e vitaminas.O consumo de leite em Portugal tem tido uma evolução positiva nas últimas décadas, mas está actualmente estabilizado. De acordo com o INE, entre 1990 e 2002, o grupo dos alimentos que registou maior crescimento do consumo per capita foi o dos leites e derivados (+41%). Em termos da UE, Portugal surge na 8.ª posição com um consumo per capita de 113,3 kg/hab/ano.

A informação fornecida actualmente pelo painel de lares da TNS “Worldpanel”, diz-nos que durante o ano de 2006, a categoria “leite” tem dos maiores níveis de penetração no Continente, tendo sido comprado por cerca de 99% dos lares.

De acordo com o estudo dos ciclos de vida dos portugueses, incluído no “Worldpanel” da TNS euroteste, os maiores índices de consumo de Leite surgem nos lares onde existe a presença de crianças.

No caso dos Casais com Filhos Pequenos, estes investem muito mais em Leite UHT Enriquecido, enquanto que os Casais com Filhos de Idade Mediana, procuram acima de tudo o Leite Aromatizado.

Dos segmentos disponíveis em Portugal, ainda que com um preço médio 45% acima do de Longa Duração, surge o Leite UHT Enriquecido.

Sobre várias formas de chamar a atenção do consumidor, esta oferta é vasta em termos de variedades e aditivos acrescentados a cada produto: Especial Crianças, Colesterol, Mamãs, Cálcio, Vitaminas, Fibras, Omega 3, etc…

A distribuição manteve-se atenta a esta evolução, lançando também ela uma vasta oferta de produto. Actualmente já representa 13% do volume vendido.

Ainda assim, o Leite mais procurado continua a ser o tradicional UHT Longa Duração (sem aditivos). Com 82% do volume comprado pelas famílias portuguesas, é o segmento que gera mais visitas à loja, numa média de 25 actos de compra num ano.

Destes, a maioria das visitas foram feitas em actos de compra de Proximidade no qual o lar faz, com alguma frequência mensal, pequenas cestas de compra, levando uma média de 4 a 8 categorias no carrinho.

O Leite de Curta Duração, surge em segundo lugar com uma média de 10 actos de compra por lar comprador, não ultrapassando no entanto, os 3% de quota de mercado em volume, não se mostrando assim muito atractivo para o investimento de novas marcas que desafiem as já existentes no mercado.

Em termos de “Estilos de Vida”, outra análise da TNS integrada no “Worldpanel” destacamos algumas atitudes que podem diferenciar o consumidor de cada segmento de leite de acordo com o seu índice de gasto na categoria:

– O consumidor de Leite UHT Longa Duração, normalmente é fiel à loja e à marca, preferindo antes comprar a mesma num outro formato, do que a trocar por uma marca concorrente, caso esta não esteja disponível na sua loja habitual.

– O Lar consumidor de Leite UHT Enriquecido, acha que as crianças devem comer o que se lhes dá e preocupam-se com a saúde uma vez que fazem exercício físico de forma regular.

– Os consumidores de Leite Curta Duração, habitualmente comem fora de casa, acabando por não se importar muito com a marca de leite que bebem nos cafés.

– O consumidor de Leite Aromatizado, acabam por comprar sempre o que as crianças querem, sendo mesmo, grandes experimentadores de novas marcas que surjam entretanto no mercado.

Estando perante um mercado Português maduro e de consumo universal, ainda consegue encontrar algumas oportunidades de desenvolvimento através de novas vias de segmentação.

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