Distribuição

900.ª Biedronka na Polónia

Por a 24 de Novembro de 2006 as 17:19

Biedronka

A Biedronka, cadeia de retalho alimentar do grupo Jerónimo Martins a operar na Polónia, inaugurou ontem a 900.ª loja na cidade de Gdansk, confirmando assim a liderança neste país.

Recorde-se que a 800.ª loja foi aberta em Dezembro de 2005, tendo a Biedronka inaugurado uma centena de unidades em menos de um ano, «facto que comprova a aposta e contínuo investimento de Jerónimo Martins nesta insígnia que se mantém como o seu principal motor de crescimento», refere o grupo.

Apesar do panorama competitivo que se vive na distribuição alimentar, agravado pela presença de todos os grandes grupos europeus concorrentes – o dobro dos actualmente presentes no Reino Unido – a Biedronka mantém resultados assinaláveis, com um crescimento de 27,3% de vendas totais (em euros) nos primeiros 9 meses de 2006 face ao mesmo período de 2005, o que representa quase 40% do volume de vendas consolidado da Jerónimo Martins.

Em comunicado, a Jerónimo Martins destaca o nível de reconhecimento e preferência da insígnia Biedronka: «92% dos consumidores identificam e reconhecem a Biedronka, o que faz dela a cadeia de retalho alimentar top of mind na Polónia e 64% dos polacos elegem-na como local preferencial das suas compras diárias».

Estes dados resultam de um inquérito realizado junto de 5 mil consumidores polacos, num total de cerca de 3 mil residências. Qualidade, preços baixos, proximidade e variedade são os quatro atributos que estão na base desta preferência.

«Além dos consumidores também as entidades oficiais têm reconhecido o trabalho da Biedronka», revela o grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos. «Prova disso é a distinção desta cadeia como o único retalhista presente nos prémios “Super Marcas Polacas”, eleitos pela Organização Internacional Super Marcas, pelo segundo ano consecutivo. Os produtos exclusivos de Biedronka foram também distinguidos na Polónia com o prestigiado prémio “Consumers’ Choice – Product of the Year”».

De referir que, de acordo com o Investor´s Day, apresentado no passado dia 16 de Outubro, o grupo Jerónimo Martins prevê um investimento próximo dos mil milhões de euros entre 2007 e 2009, com um aumento das vendas para seis mil milhões de euros.