FMCG Marcas

AdC aprofunda investigação à compra da Leche Celta

Por a 23 de Novembro de 2006 as 16:51

Lactogal tem nova fábrica

A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu levar a cabo uma investigação aprofundada à operação de aquisição da Leche Celta por parte da Lactogal. A primeira análise da operação revelou-se inconclusiva e a AdC acredita que a realizar-se esta pode pôr em causa a concorrência no mercado nacional.

Como pode ler-se no comunicado da AdC, a «operação é susceptível, à luz dos elementos recolhidos, de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados relevantes da produção e comercialização do leite pasteurizado e UHT e respectivos efeitos no mercado conexo da recolha».

A compra dos activos da Leche Celta no mercado nacional e espanhol vão permitir à Lactogal liderar o mercado ibérico dos leites líquidos, com vendas anuais avaliadas em mil milhões de euros. Em Portugal, a quota de mercado da Lactogal ronda os 60%, e apresentou 683,5 milhões de euros de facturação no ano passado.

As actividades da Leche Celta eram controladas pela norte-americana Dean Foods desde 2000. A empresa tem cinco fábricas de recolha e transformação de leite, uma em Portugal e as restantes em Espanha. No país vizinho, a empresa produz cerca de 350 milhões de leite e em Portugal transforma entre 120 a 150 milhões de litros de leite por ano. Em 2005, a Leche Celta registou um volume de negócios de 295 milhões de euros.