Distribuição

Auchan certificada

Por a 7 de Novembro de 2006 as 17:52

Auchan lança oferta móvel

O grupo Auchan tornou-se na primeira empresa no universo da Distribuição Moderna em Portugal e segunda a nível mundial a obter a certificação SA 8000. Na apresentação, Eduardo Igrejas, director-geral do grupo em Portugal, admitiu que esta certificação «é o reconhecimento oficial do esforço e dedicação de todas as pessoas que trabalham nesta empresa, representando a sequência natural do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos vários anos na área da responsabilidade social, a nível interno e externo. Para o grupo Auchan Portugal foi um motivo de enorme satisfação e orgulho, uma vez que demonstrámos o nosso pioneirismo numa área em que acreditamos que poderemos servir de exemplo nacional e internacionalmente»

A Norma SA 8000, certificação reconhecida por uma entidade independente – SGS ICS – é uma norma internacional, auditável, cuja implementação é de cariz voluntário e que permite a verificação do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social por uma terceira parte. Os nove requisitos da Norma SA 8000 são: a não utilização de trabalho infantil e de trabalho forçado; as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho; a liberdade de associação e direito à negociação colectiva; a não discriminação; as práticas disciplinares, respeito pelo horário de trabalho; normas de remuneração e o sistema de gestão.

Jorge Filipe, director de Recursos Humanos do grupo Auchan Portugal, adiantou na apresentação feita à comunicação social que «99% dos colaboradores são accionistas.Partilhar conhecimento, responsabilidades e resultados: esta é a Política de Participação que o grupo Auchan instituiu para os seus colaboradores. A todos é dado o acesso à formação económica, que lhes permite compreender as contas da empresa e investir de uma forma responsável». De acordo com o responsável pelos recursos humanos da Auchan, «esta oportunidade dada aos colaboradores permitiu que, nos dias de hoje, estes sejam detentores de 17% da empresa. Nos últimos seis anos o valor investido pelos colaboradores foi superior a 13 milhões de euros».

O grupo Auchan tem como eixo estratégico do seu desenvolvimento proporcionar aos seus colaboradores que cresçam com a empresa, fazendo uma aposta clara na promoção interna. Actualmente, 70% dos quadros da empresa são fruto deste processo de promoção interna.

Outro objectivo da Auchan passa pela preparação dos seus colaboradores para um melhor desempenho das suas funções, possuindo um vasto plano de formação adaptado às necessidades de cada um. «A formação é um instrumento essencial na integração de novos colaboradores, assim como no acompanhamento, orientação e evolução profissional das equipas», admitiu Jorge Filipe. «Desde 2001, o investimento da Auchan em formação cresceu 97% e o seu objectivo é atingir as 40 horas de formação/ano por colaborador», salientou o responsável pelos recursos humanos da Auchan, adiantando que «em 2005, 93% dos colaboradores frequentaram pelo menos uma acção de formação, sendo que em média cada colaborador recebeu 29h de formação».

Outra componente importante da política social da Auchan em Portugal é a Fundação Pão de Açúcar/Auchan, sendo a face visível e actuante do espírito de solidariedade para com os colaboradores do grupo. De referir que desde 2002, foram atribuídas 58 bolsas universitárias para filhos de colaboradores, 182 intervenções de assistência social ou de saúde, 840 apoios de comparticipação no custo de creches e infantários, 235 apoios educativos, 16 prémios de mérito atribuídos a filhos de colaboradores, 91 apoios para acções de valorização pessoal/profissional e 1.633 participações de filhos de colaboradores em campos de férias.