FMCG Vinhos

Néctares de herdade

Por a 6 de Junho de 2006 as 17:40

nectares de herdade

Situada na Comporta, o projecto da vinha da Herdade da Comporta teve início há cinco anos e conta com 30 hectares de vinha. Beneficiando de condições únicas, resultado de um solo arenoso e solarengo temperado pela proximidade do oceano, a vinha Herdade da Comporta deu os seus primeiros frutos no Verão de 2004 com o lançamento do primeiro vinho no mercado – Herdade da Comporta Branco, para no Outono de 2005 ser apresentada a variedade Tinto.

Com um investimento de dois milhões de euros na adega e 750 mil na vinha, os vinhos Herdade da Comporta são o resultado de um projecto vitivinícola moderno e ousado, que privilegia as mais modernas tecnologias para projectar o tradicionalismo do processo de vinificação em lagares mecanizados, com o objectivo de produzir o melhor vinho. Em 2005, a vinha Herdade da Comporta deu a sua terceira produção de uva que resultou em cerca de 160 mil litros de vinho.

Quantos aos néctares, o Herdade da Comporta Tinto, um regional Terras do Sado, foi vinificado a partir das castas Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Touriga Franca, tendo como enólogos Francisco Colaço do Rosário e Francisco Pimenta. As uvas para o tinto foram colhidas manualmente, vindimadas por castas em caixas de 20kg. A vinificação foi efectuada com recurso exclusivamente a lagares de pequena capacidade, com temperaturas controladas, Sujeito a intervenções suaves, o Herdade da Comporta Tinto estagiou em pipas de carvalho Allier, seguido de estágio em garrafa para onde entrou no Outono de 2005.

Quanto ao Herdade da Comporta Branco, vinificado a partir das castas Arinto e Antão Vaz, a sua fermentação deu-se em bica aberta a temperaturas controladas na ordem dos 15 a 17ºC, tendo o seu engarrafamento sido efectuado em Maio de 2006.