FMCG Marcas

Lactogal tem nova fábrica

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Lactogal tem nova fábrica

Aumentar a quota no sector dos queijos em Portugal e reforçar a aposta no mercado espanhol são as estratégias da Lactogal para marcar pontos no sector do leite e lacticínios.

A Lactogal inaugurou uma nova fábrica em Modivas, na freguesia de Vila do Conde. A nova unidade industrial contou com um investimento superior a cem milhões de euros e tem capacidade para produzir 560 milhões de litros de leite UHT, 10 milhões de quilos de manteiga e outros tantos de natas por ano. Nas palavras do presidente do conselho de administração da Lactogal, Casimiro de Almeida, este investimento vem “dar resposta aos pontos críticos de natureza ambiental, higio-sanitários e de ordenamento territorial de alguns centros fabris e possibilita a especialização das unidades de Oliveira de Azeméis, em produtos frescos, e da Tocha, em leites seleccionados e enriquecidos”.

A empresa portuguesa tem ainda a braços um projecto avaliado em 50 milhões de euros, que vai gerar 160 postos de trabalho. “A construção de uma nova fábrica de queijo com tratamento de lactosoro permitirá aumentar de forma significativa a produção de queijo e assegurar o escoamento da produção de leite em cerca de 100 milhões de litros ano”. Um dos problemas que a empresa enfrenta é a falta de alternativas para a saída de matéria-prima excedente.

A fábrica deverá estar operacional em 2008 e terá capacidade para produzir 40 toneladas de queijo por dia e tratar 38 mil litros de lactosoro. A torre, a ser construída, destina-se não só à “secagem de lactosoro da produção própria como também das entrega de outros industriais de queijo”, o que vai permitir “superar o ponto crítico da adaptação ambiental do sector do leite e lacticínios”. O objectivo deste investimento é “reforçar o posicionamento da Lactogal e das suas marcas no mercado do queijo”.

O mercado espanhol é outra das apostas. “Representa já um volume de transacções de 80 mil toneladas de produto acabado, realizadas através da sucursal de Madrid, merece atenção especial, dadas as potencialidades”. A empresa agro-alimentar portuguesa registou um volume de negócios de 683 milhões de euros em 2005, sendo 95 milhões, cerca de 14% da facturação, fruto de exportação. Em termos de produção, registou “800 milhões de litros de leite UHT, 14,5 mil toneladas de queijo, repartidas entre as produções do Continente e Açores, 20,3 mil toneladas de manteiga e 30 mil toneladas de iogurte”.

Fazem parte da Lactogal “as três maiores organizações do sector cooperativo leiteiro (Agros, Proleite e Lacticoop), as quais representam 68 cooperativas e mais de seis mil produtores de leite. A este universo juntam-se as empresas fornecedoras de bens e serviços, que diariamente abastecem a Lactogal em equipamentos, embalagens e outros bens, assim como asseguram grande parte da logística e da distribuição/transporte dos produtos da empresa”, conclui Casimiro de Almeida.