Distribuição

Tengelmann com resultados positivos

Por a 10 de Novembro de 2005 as 15:43

Os resultados financeiros anuais, até 30 de Junho de 2005, do grupo alemão Tengelmann apresentaram vendas recorde de 26,3 mil milhões de euros. De acordo com o CEO Karl-Erivan Haub, «apesar da fraqueza contínua do nosso mercado interno, conseguimos, pelo sexto ano consecutivo, atingir os objectivos traçados na Europa ao alcançar evoluções positivas nos resultados financeiros dos exercício 2004/2005».

O grupo de discount alemão revelou que as suas actividades serão focalizadas no continente europeu. Além da forte presença no país de origem, as várias divisões marcam presença em mais 12 países na Europa, nos quais as vendas subiram 3,4 por cento, face a período homólogo, atingindo 17,85 mil milhões de euros. O responsável pela Tengelmann referiu ainda que «estamos novamente a gerar mais vendas que há cinco anos quando, como consequência da reestruturação das nossas operações na Europa, alcançamos turnovers de cerca de 3,2 mil milhões de euros. Além disso, estamos a conseguir estes resultados através das nossas quatro divisões existentes, sem recorrer a qualquer aquisição».

No que diz respeito aos resultados atingidos, a actividade de discount do Plus, com mais de 3.800 lojas em sete países, gerou vendas totais na ordem dos 8,6 mil milhões de euros, enquanto a divisão da OBI DIY evoluiu 1,9 por cento, fixando os vendas alcançadas nos 5,1 mil milhões de euros. Evolução de 21,7 pontos percentuais apresentou a divisão discount têxtil e não-alimentar KiK, tendo esta insígnia aumentado o seu parque de lojas em mais 362 unidades na Alemanha e Áustria, atingindo um total de 1.751 outlets. Contrariando a tendência existente no sector dos supermercados na Alemanha no passado exercício, a insígnia Kaiser´s Tengelmann apresentou um crescimento de 0,5 por cento nas vendas, fixando o valor total nos 2,54 mil milhões de euros. Do outro lado do Atlântico, a A&P está a concentrar as suas atenções nas áreas metropolitanas de Nova Iorque e nas cidades “atlânticas”, respondendo de certa forma ao potencial de crescimento aí existente onde a A&P é líder de mercado. Com a apresentação destes resultados, os responsáveis do grupo alemão estão optimistas quanto à contas a apresentar no final do presente exercício.