Homepage Newsletter Produção

UE planeia adotar mais regras antitrust protecionistas para dar competitividade à indústria europeia

Por a 26 de Janeiro de 2020 as 13:52

industriaA União Europeia está a planear adotar mais regras anti truste protecionistas e pretende encorajar as empresas a partilhar informação, num plano que visa fazer uma revisão da política industrial com o objetivo de conferir às companhias europeias vantagens nos mercados globais, avança a Reuters.

Esta estratégia, desenhada pela comissão europeia e cujo lançamento está previsto para março, abrange a utilização mais agressiva de instrumentos de defesa comercial contra empresas beneficiárias “injustamente” de subsídios estrangeiros.

“A nossa visão não é proteger indústrias não competitivas ou encorajar políticas protecionistas … Ao mesmo tempo, a UE não pode ser complacente com países terceiros ou empresas que fragilizam a concorrência leal no mercado único nos mercados globais”, refere o documento, citado pela agência noticiosa.

“Esta estratégia define os contornos de uma política nova e assertiva que permitirá à UE continuar a ser uma potência económica”, acrescenta.

A medida surge depois de vários países e companhias terem solicitado às autoridades de Bruxelas para adotarem políticas industriais mais ambiciosas e estratégicas. Estas entidades reculamam qe a outros é permitido tirar proveito do mercado sem serem sujeitos às mesmas regras.

Sob o novo acordo, a Comissão Europeia irá avaliar as regras da concorrência da UE para garantir que estas sejam adequadas aos seus objetivos e contribuir para uma forte indústria europeia em todo o mundo.

À luz de um cenário económico em que a utilização de dados são cada vez mais vitais para o sucesso das empresas, a política da UE prevê a criação de um enquadramento legal que facilite o uso, o acesso e a partilha de dados, num esforço para fazer com que as empresas adotem o uso da inteligência artificial e da tecnologia blockchain.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *