FMCG Homepage Newsletter

Taxas de IABA para bebidas alcoólicas mantêm-se inalteradas

Por a 17 de Dezembro de 2019 as 10:46

cerveja_2As taxas gerais do imposto sobre o álcool, as bebidas alcoólicas e as bebidas adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes (IABA) mantêm-se inalteradas para as bebidas alcoólicas, segundo o relatório do Orçamento de Estado (OE) para 2020.

“A variação negativa do IABA em 20,8 milhões de euros assenta em alterações de padrões de consumo observadas no mercado e na estabilização das taxas aplicáveis, muitas das quais não têm sofrido alteração”, continua o documento.

A exceção vai para bebidas adicionadas de açúcar, em que alguns escalões tiveram uma subida de 0,3%, de acordo com a versão final do OE.

Nas bebidas adicionadas de açúcar, apenas as que têm um teor abaixo das 25 gramas por litro mantêm o valor do imposto inalterado, fixado em 1 euro por hectolitro.

As bebidas com teor de açúcar entre 25 e 49 gramas por litro passam de seis euros por hectolitro para 6,02 euros.
Também as bebidas cujo teor de açúcar seja inferior a 80 gramas por litro sofrem um aumento de 0,2 euros, passando dos 8 para os 8,02 euros por hectolitro.

As bebidas que tenham um teor de açúcar igual ou superior a 80 gramas por litro passam a pagar 20,06 euros por hectolitro, subindo seis cêntimos.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *