Data Center Homepage Newsletter

Défice da balança de bens sobe para 1.612 euros até abril de 2019

Por a 25 de Junho de 2019 as 15:32

logistica2O défice da balança de bens, entre janeiro e abril, aumentou 1.612 milhões de euros face ao período homólogo do ano anterior, enquanto o excedente da balança de serviços aumentou 62 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal, publicados esta terça-feira.

“Nos primeiros quatro meses do ano, as exportações de bens e serviços cresceram 4,6% (3,5% nos bens e 7,2% nos serviços) e as importações aumentaram 10,2% (9,9% nos bens e 11,4% nos serviços)”, refere o documento do BdP.

No mesmo período, o saldo das balanças corrente e de capital situou-se em  -1.179 milhões de euros, valor que compara com os – 290 milhões de euros no período homólogo de 2018.

O défice da balança de rendimento primário reduziu-se de 355 milhões de euros, em comparação com o período homólogo de 2018, para 644 milhões de euros. “Esta variação resultou do aumento dos rendimentos recebidos do exterior e da redução dos juros pagos a entidades não residentes”, refere o BdP.

Já o saldo da balança financeira registou uma redução de ativos líquidos de Portugal em relação ao exterior de 647 milhões de euros. “Os passivos aumentaram, refletindo o investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa e em sociedades não financeiras residentes. Esta evolução foi parcialmente compensada pelo aumento de ativos financeiros no exterior, através do investimento dos bancos residentes em títulos de dívida emitidos por não residentes, e pela redução de passivos do Banco de Portugal junto do Eurosistema”, termina o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *