Data Center Homepage Newsletter

Preço de produção de bens de consumo com variação de 0,1% em maio

Por a 21 de Junho de 2019 as 9:51

pao_continenteO preço de produção dos bens de consumo aumentou 0,1% em maio em comparação com abril, quando em abril o aumento mensal situou-se nos 0,2%, indica o Instituto Nacional de Estatística.

As indústrias transformadoras tiveram um aumento dos preços de produção, em termos mensais, de 0,4%, tendo a variação homóloga sido de 0,8%. O agrupamento energia, com uma taxa de variação mensal de 1,1%, deu o principal contributo para a variação mensal do índice total, refere o INE.

A variação mensal do Índice de Preços na Produção Industrial situou-se, em maio, nos 0,3%. O preço de produção dos bens intermédios subiu, em termos mensais, 0,1%, tendo os bens de investimento atingido o mesmo nível.

Em termos globais, fazendo uma comparação homóloga, o Índice de Preços na Produção Industrial cresceu 0,9% em maio. “Os agrupamentos de energia e de bens intermédios contribuíram, respetivamente, com 0,4 p.p. e 0,3 p.p. para a variação do índice total. Excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial apresentaram um aumento de 0,6%, menos 0,1 p.p. que o observado no mês anterior. O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) passou de uma taxa de variação homóloga de 2,0% em abril para 0,9% em maio”, termina o documento do INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *