Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Bordallo Pinheiro investe 9 milhões de euros para tornar fábrica mais competitiva

Por a 10 de Abril de 2019 as 17:17

Foto2A Bordalo Pinheiro reinaugurou esta quarta-feira a fábrica localizada nas Caldas da Rainha, depois de um investimento de nove milhões de euros.

A empresa da Vista Alegre comprou novos fornos e estufas, construiu ateliers de pintura artística e ornamentação, aumentando em 60% a capacidade de produção, e contratou 100 novos trabalhadores.

Este “investimento é essencial para suportar a inovação produtiva, aumentar os níveis de competitividade da empresa e expandir a sua capacidade de produção para os desafios dos mercados externos”, explica a empresa centenária produtora de faianças artísticas.

Com uma área de doze mil metros quadrados, a unidade industrial recorre a “equipamentos e processos de última geração, desenvolvidos em parceria com empresas portuguesas, reforçando assim o cluster cerâmico nacional, algo valorizado no âmbito do Compete 2020”.

“Apesar do grande salto tecnológico introduzido nesta nova unidade, a Bordallo mantém intacto o seu ADN com quase século e meio de vida, onde o trabalho manual dos artesãos continua a ser a base de todo o processo produtivo”, ressalva a empresa com 135 anos.

Os resultados em 2018

Apesar de todas as condicionantes para a produção, uma vez que a fábrica não parou durante as obras de modernização, a Bordallo Pinheiro aumentou em 6% o seu volume de negócios em 2018, ultrapassando os 6,4 milhões de euros.

Metade do volume de negócios vem das exportações. Com a fábrica ampliada, a empresa tem agora a ambição de alcançar, pelo menos, 75% de quota de exportação. Os principais mercados internacionais são França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão.

Mais investimentos

Depois das instalações fabris, a empresa vai remodelar e reorganizar os espaços da loja Bordallo e do Museu, “criando um complexo a que se juntará a abertura de uma nova loja. Será um contributo decisivo para a criação de uma nova centralidade artística e comercial nas Caldas da Rainha”, explica.

A empresa inaugurou, recentemente, duas lojas em Paris. Tem ainda uma loja em Madrid e uma em Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *