As sete melhores práticas de e-commerce em Portugal
Conheça as sete melhores práticas das empresas de e-commerce em Portugal, segundo um estudo do DPD Group, dono da Chronopost.
Digital Wallet – Métodos de pagamento digitais, como Paypal e Alipay, continuam a ser o meio de pagamento preferido em Portugal quando se compra online. As aplicações de pagamento mobile estão em forte desenvolvimento.
Motores para a compra – As entregas gratuitas, os pagamentos por digital wallet e a detalhada descrição dos produtos continuam a ser os principais motores para a compra. Saber a janela horária de entrega precisa de uma hora e o pagamento com cartão de crédito estão em crescimento.
Opções de Entrega – Os e-buyers portugueses têm as entregas na sua maioria (75%) em casa, mas revelam-se dispostos a considerar alternativas. As entregas no local de trabalho começam a crescer. Por outro lado, há uma elevada apetência pela maioria das opções de entrega à medida: notificações avançadas com janela de uma hora está no top 5 das opções preferidas. Saber ou escolher o dia exato e a janela de entrega de uma hora são muito atrativos para os e-shoppers portugueses.
Saber quem entrega – O nome da empresa que faz a entrega é importante para a maioria dos e-shoppers. 64% considera importante saber a empresa de entregas antes de comprar.
Experiência de devolução – Devolver uma encomenda não parece ser uma tarefa simples para o e-shopper português, apenas 22% considera o processo de devolução como simples. Dar mais ênfase à política de devolução pode melhor a experiência dos utilizadores.
Compradores frequentes – As marcas devem colocar o seu foco nestes compradores: representam 34% dos compradores online e 86% das compras anuais. Cerca de metade tem menos de 35 anos.
Millennials – Atenção a este target: é o que mais utiliza sites estrangeiros e o que faz mais compras “guilty pleasure”.