Bens de grande consumo crescem 2,5% em fevereiro à boleia das marcas de fabricante
As vendas de bens de grande consumo aumentaram 2,5% entre 28 de janeiro e 24 de fevereiro de 2019, face ao período homólogo do ano anterior, segundo dados da consultora Nielsen.
O crescimento nesta quadrissemana deve-se sobretudo ao desempenho das marcas de fabricante, que aumentaram as vendas em 3,6%. A evolução das marcas de distribuição ficou-se pelos 0,6%.
A categoria de higiene do lar apresentou a melhor performance em fevereiro, com um crescimento de 4,9%. Nestes produtos, as marcas de fabricante aumentaram as vendas em 6,1% e as marcas de distribuição em 2,2%.
Segue-se a categoria de higiene pessoal com as vendas a subirem 3,7%. “Invertendo a tendência do último ano, as marcas de fabricante (+4,2%) registam um dinamismo superior ao das marcas de distribuição (+2,1%)”, explica a Nielsen.
As vendas da categoria de bebidas, por sua vez, subiram 3,6% nesta quadrissemana. “Esta é a única categoria em que as marcas de distribuição crescem acima das marcas de fabricante”, acrescenta.
Por último, a categoria de alimentação, cujas vendas subiram 1,7% em fevereiro.