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Vendas de superalimentos da Shine crescem a dois dígitos

Por a 21 de Fevereiro de 2019 as 15:07

SHINE_Super Pequeno Almoço_Almoço de Aveia, Chia e Amendoim_1A Shine nasceu em 2016. Desde aí, a marca já entrou em França, Suíça, Irlanda e Malta. O próximo passo é a entrada nas lojas Auchan

Depois da entrada em 2016 da Shine nas lojas Continente e Celeiro, a marca da empresa portuguesa Alma e Valor está prestes a dar mais um passo no reforço do seu processo de internacionalização. A empresa, que comercializa superalimentos e outras gamas de produtos saudáveis, vai alargar o seu portfólio no Carrefour e Monoprix em França. E em fevereiro, os produtos vão dar entrada nas lojas Auchan.

Dado o arranque, os próximos passos deram-se logo nos dois anos seguintes. “No início de 2017, lançámos a marca no Carrefour em França com a introdução da nossa gama de mixes funcionais e na rede de farmácias Boots na Irlanda. Em janeiro de 2018 introduzimos os superalimentos puros no Carrefour em França e, em abril 2018, introduzimos essa mesma gama de superalimentos nas lojas Continente. Em maio de 2018, introduzimos também a marca em 90 lojas da insígnia Monoprix em França”, conta Tiago Vilela de Sousa, diretor de marketing da Shine.

Tiago Vilela de Sousa conta que, desde o lançamento da marca, o seu desempenho tem sido positivo, “com crescimento percentuais de dois dígitos”.  “Temos ampliado o nosso portfólio quer de superalimentos puros, quer nas nossas misturas exclusivas, nomeadamente na categoria dos pequenos-almoços e bebidas funcionais”, acrescenta o diretor de marketing.

Embora exista controvérsia na comunidade científica quanto aos benefícios imediatos deste tipo de produtos, o responsável pelo marketing da Shine defende que a evolução positiva do negócio está relacionada com o facto “de o consumidor ter cada vez tem mais informação sobre este tipo de ingredientes e seus benefícios”. “Com isso temos conseguido recrutar mais consumidores para esta categoria. Além disso, o alargamento da distribuição a novas lojas, tem garantido um crescimento importante para a marca”, acrescenta.

Exportando para países como França, Suíça, Irlanda e Malta, a marca tem planos de expansão para o Reino Unido, Itália e Médio Oriente. “Os países que têm mais peso em termos de exportação são França, Irlanda e Suíça respetivamente”, refere o diretor de marketing, acrescentado que as exportações têm um peso de 75% na faturação da empresa.

Futuro risonho para superalimentos

Os números atuais apontam para um crescimento a dois dígitos na faturação de superalimentos, pelo menos a avaliar pelo desempenho da Shine. E Tiago Vilela de Sousa perspetiva que este nível de crescimento se mantenha. “A evolução da categoria dos superalimentos está diretamente relacionada com a consciência do consumidor e na capacidade que as marcas têm para recrutar novos. As perspetivas são boas e nos próximos anos esta categoria deverá continuar a crescer a dois dígitos”, afirma o responsável.

Sendo a inovação um dos grandes pilares para o crescimento da marca, a empresa continuará a apostar na categoria dos pequenos almoços e snacks saudáveis, adianta. Daí que a marca tenha boas perspetivas de crescer através do trabalho desenvolvido nos mercados externos. “O nosso objetivo é obviamente de crescer. Existem oportunidades nos mercados onde estamos bem estabelecidos, como Portugal e França, e temos ainda muito trabalho a fazer nos outros territórios onde operamos”, considera o diretor de marketing da Shine. E ainda há a perspetiva de entrar em novos mercados. “Existem grandes mercados por abrir. Estamos a falar de territórios como a Alemanha e os países escandinavos, onde os hábitos de alimentação biológica estão mais enraizados, sendo assim uma grande oportunidade para nós”, defende.

Embora ainda não existam números sobre a categoria no seu conjunto, Tiago Vilela de Sousa acredita que têm “crescido juntamente com a oferta de produtos bio e sem glúten”.

O certo é que os superalimentos são dirigidos ao público em geral. “Toda a gama de produtos Shine é dirigida à população em geral, a partir dos três anos de idade, incluindo os consumidores adeptos de uma alimentação biológica, isenta de glúten, lactose ou açucares refinados, vegetarianos, veganos e desportistas”, afirma. E acrescenta: “a marca e os seus produtos foram pensados para pessoas que têm consciência de que precisam de ter uma alimentação saudável, mas não a colocam em prática religiosamente”.

“O objectivo da Shine é ajudar as pessoas a criar hábitos de alimentação saudável, oferecendo assim soluções práticas e simples de integrar no seu dia-a-dia, disponibilizando ainda informação simples, nas embalagens e no site, sobre os superalimentos que compõe a sua gama de produtos”, finaliza.

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