Lidl deixa de vender sacos de plástico até ao final do ano
É a primeira insígnia da moderna distribuição a anunciar o fim dos sacos de plástico nos supermercados. O Lidl Portugal comprometeu-se a deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas até ao final de 2019.
Com esta medida, a insígnia deixará de comercializar anualmente cerca de 25 milhões de sacos de plástico em Portugal, o que representa vendas de 2,5 milhões de euros. Esta eliminação será faseada, tendo início em maio na região norte do país.
Depois de ter descontinuado a venda de artigos de plástico descartáveis e de ter anunciado o objetivo de reduzir em 20% os materiais de plástico das embalagens dos seus produtos de marca própria até 2020, substituindo-os por materiais recicláveis, a marca declara agora guerra aos sacos de plástico.
“Esta decisão surge na sequência de um projeto piloto que decorreu em 12 lojas no verão passado, no qual a empresa testou a aceitação desta medida e obteve resultados muito positivos”, explica a empresa de distribuição de origem alemã.
Como alternativa aos sacos de plástico, a empresa disponibilizará sacos de papel em dois tamanhos, médio e grande, vendidos a 10 e 14 cêntimos, respetivamente, com 60% a 70% de pasta de papel reciclada na sua composição e certificação FSC Misto. E continuará a vender sacos de ráfia, com 60% de material reciclado.