Homepage Newsletter Produção

Produção de azeitona poderá baixar 20% em 2019

Por a 20 de Fevereiro de 2019 as 11:29

azeitonasAs projeções agrícolas apontam para uma redução de 20% da produção de azeitona para azeite face à campanha anterior, consequência das condições meteorológicas adversas, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A colheita da azeitona está praticamente terminada, confirmando-se um atraso significativo na maturação face ao habitual, efeito das condições meteorológicas adversas, que ocasionaram um início de ciclo demorado e uma suspensão do amadurecimento dos frutos no período das ondas de calor de agosto”, refere o boletim do INE

“Após uma campanha com um máximo histórico de produção, os olivais tradicionais de sequeiro apresentaram uma carga de frutos heterogénea (ano de contrassafra), prevendo-se que globalmente se registe um decréscimo de 20% na produção de azeitona para azeite. A funda (rendimento da azeitona em azeite) aumentou com o decorrer da colheita, se bem que, previsivelmente, ficará abaixo da alcançada na última campanha”, acrescenta o documento..

No que diz respeito aos cereais, cujos trabalhos de sementeira de inverno foram concluídos em janeiro sem contratempos, observam-se, segundo o INE, reduções face a 2018 das áreas instaladas de trigo mole, triticale e cevada (-5%) e de trigo duro (-10%). As previsões para o centeio apontam para a manutenção da área.

“De referir que este decréscimo global da área de cereais de inverno (-3%, face a 2018) mantém a tendência observada nos últimos seis anos, posicionando esta campanha como a que regista menor área desde a adesão de Portugal à União Europeia (cerca de 1/8 da área observada em 1986)”, aponta o INE.

Quanto à aveia, as previsões apontam para a manutenção dos níveis de produtividade da campanha anterior, 8% acima do último quinquénio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *