Pernod Ricard com forte aceleramento no lucro e nas vendas
O grupo Pernod Ricard fechou a primeira metade do ano fiscal 2018/2019 com um resultado líquido de 1.105 milhões de euros, um crescimento de 11% em relação ao período homólogo do ano anterior.
O grupo francês fechou a primeira metade do ano fiscal com um lucro das operações recorrentes de 1.654 milhões de euros, o que representa uma crescimento orgânico de 12,8%.
O free cash flow do grupo presidido por Alexandre Ricard situou-se nos 585 milhões de euros, numa quebra homóloga de 27%, o que se justifica por investimentos efetuados no crescimento do negócio, conforme comunicado do grupo.
Em termos de vendas, estas situaram-se nos 5.185 milhões de euros, traduzindo um crescimento orgânico de 7,8%.
Os mercados maduros fecharam o período com vendas de 2.897 milhões de euros, representando uma subida orgânica de 1%.
Já as vendas dos mercados emergentes foram de 2.288 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento orgâncico de 18%.
As marcas estratégicas internacionais do portefólio do grupo, como o Jameson ou a Martell, tiveram um crescimento de 10%, representando 65% das vendas. A Martell teve um crescimento de 23%, enquanto o Jameson de 8%.
As marcas estratégicas locais aceleraram 11%, representando 19% das vendas do grupo.
Fazendo uma análise por região, a Ásia e o resto do mundo apresentaram um forte crescimento de 16%, sobretudo devido às dinâmicas do mercado chinês e indiano. Esta área geográfica representa 44% das vendas do grupo.
O mercado das Américas também se encontrou em crescimento (4%), correspondendo a 27% das vendas.
Na Europa, que representa 29% da faturação da Pernod Ricard, o crescimento foi estável.