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Um terço dos consumidores já foi vítima de ciberataques em compras online

Por a 26 de Dezembro de 2018 as 13:02

Super OnlineCerca de um terço dos consumidores já foi vítima de ciberataques quando fizeram compras online, tendo 26% destes utilizadores nunca recuperado o dinheiro depois de terem sido roubadas as suas credenciais financeiras, segundo um relatório Kaspersky Lab.

O documento, que alerta que o Natal, a passagem de ano e a época de saldos são os momentos em que há mais propensão para a ocorrência de ataques com o objetivo de roubar dados bancários, menciona que 36% dos consumidores não se recordam dos sites ou aplicações onde inserem os seus dados. No entanto, a maioria (54%) afirma estar preocupada com a possibilidade de os hackers acederem aos seus dados financeiros.

“O fim do ano e a chegada das férias é um tempo maravilhoso para as pessoas oferecerem presentes às suas famílias e amigos. Contudo, nesta conjuntura, ninguém quer perder dinheiro através de transações pouco seguras ou fraudes online. Devemos estar bastante atentos aos nossos dados financeiros e aos pagamentos online, evitando colocar as nossas credenciais de acesso em sites nos quais não confiamos e realizar pagamentos em dispositivos pouco seguros”, afirma Marina Titova, responsável pela área de consumer product marketing da Kaspersky Lab.

A análise indica ainda que 20% dos consumidores prefere guardar diretamente as suas credenciais de pagamento nos seus dispositivos, de modo a garantir que estas são fáceis de recordar e de encontrar. Porém, se forem roubados ou perdidos os dispositivos, maior é o risco de os consumidores perderem as suas informações pessoais e o seu dinheiro.

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