Homepage Logística Newsletter

Enquadramento regulatório traz incertezas às operações de last mile delivery

Por a 3 de Dezembro de 2018 as 12:31

logistica_#O futuro enquadramento regulatório no que diz respeito às operações logísticas de last mile delivery poderá trazer incertezas quanto ao potencial modelo de negócio do setor, segundo as conclusões da terceira edição do Beyond Digital – Portugal Digital Transformation, organizado pela EY Portugal.

“A nível global, espera-se que o impacto do congestionamento do tráfego e foco na redução de emissões poluentes continuem a criar pressão nos custos da operação logística, tendo as autoridades públicas um papel preponderante na definição do enquadramento regulatório apropriado”, lê-se no documento enviado às redações.

Quanto ao ambiente de incerteza no sector, o documento adianta que este não existe em relação ao futuro do last mile delivery, “mas sim uma incerteza específica quanto ao futuro enquadramento regulatório que, naturalmente, terá impacto, no last mile delivery”.

“Essa incerteza retrai, assim, o potencial investimento nesta área”, acrescenta.

Outra conclusão do Beyond Digital diz respeito à insatisfação do cliente, sobretudo ligada à receção de encomendas danificadas e à baixa rapidez e eficácia da comunicação com a distribuidora. “A experiência do cliente é, cada vez mais, um fator crítico para o sucesso das empresas. No entanto, o desafio é crescente, dado o aumento das expectativas e exigências dos clientes finais”, lê-se no documento.

Também o ecommerce e os meios de distribuição suaves terão impacto significativo no last mile delivery. Em primeiro lugar, referem as conclusões, “o potencial do ecommerce em Portugal atingir níveis de volume similares a outros países europeus trará a necessidade de desenvolver soluções para uma gestão eficiente e eficaz das entregas das encomendas”.Em segundo, “a tendência das distribuidoras optarem por meios mais suaves de transporte e distribuição é já uma realidade, seja para atender às crescentes expectativas dos consumidores como pelo aumento da eficiência das gestão dos custos de logística”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *