Distribuição Homepage Newsletter

Retalho: Aumento de abertura de lojas faz disparar preço do metro quadrado em Lisboa e no Porto

Por a 14 de Agosto de 2018 as 15:42

LisboaO Porto e Lisboa viram abrir mais de 150 novas lojas de rua no primeiro semestre de 2018, um crescimento de 20% em relação a igual período de 2017, segundo dados divulgados pela Cushman & Wakefield.

Da totalidade de aberturas, o setor da restauração revelou-se o mais dinâmico, representando 60% dos novos estabelecimentos comerciais. Ou seja, entre janeiro e junho de 2018 abriram mais de cem estabelecimentos de restauração em Lisboa e no Porto.

Fazendo uma análise das zonas das duas cidades que têm mais capacidade para atrair novas lojas, o estudo da Cushman & Wakefield indica que a zona das Avenidas Novas é a que atrai o maior número de lojas, sobretudo no setor alimentar que está a apostar cada vez mais em formatos de proximidade. Exemplos disso são o Lidl, o My Auchan, o Minipreço e o Meu Super.

No Porto, a baixa da cidade depara-se com uma procura crescente de espaços para a abertura de negócios.

Fruto do crescimento da procura, os preços das rendas estão a disparar. O Chiado é a zona mais cara do país na área do retalho, com uma renda prime situada nos 130 euros por metro quadrado ao mês. A zona da baixa de Lisboa disparou 20% para os 100 euros por metro quadrado ao mês.

No Porto, na Rua de Santa Catarina, a renda prime cresceu 30% nos últimos 12 meses, situando-se nos 75 euros por metro quadrado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *