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5 dicas para acelerar o crescimento do negócio

Por a 18 de Julho de 2018 as 18:08
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Cerca de um quarto dos CEO aponta a inovação como a sua principal prioridade para 2018 – ultrapassando prioridades como o capital humano, a concorrência, a experiência do cliente e as capacidades tecnológicas. A conclusão é do estudo PWC – 2017 CEO Survey. Como inovar é mais fácil em teoria do que na prática, a empresa de software Sage resumiu em cinco dicas estratégicas para acelerar o crescimento através da identificação de novas áreas de crescimento e da definição de planos a longo prazo.

  1. Contrate as pessoas certas

Contratar as pessoas certas para a sua empresa implica um planeamento cuidadoso. É fundamental estabelecer os tipos específicos de capacidades e conhecimento que necessita para o seu negócio e a função e equipa para onde está a recrutar.

Pondere se pretende reforçar a sua equipa com pessoas com recursos gerais que podem ser moldadas para diferentes áreas do seu negócio ou procurar recursos com experiência e conhecimentos específicos que preencham lacunas existentes ou ajudem a impulsionar o negócio em novas áreas de produto ou mercados.

Uma equipa de trabalho deve ser tão diversificada quanto os clientes da empresa. Contar com pessoas de diferentes origens (género, etnia, nacionalidade, experiência) irá ajudar o seu negócio a ganhar conhecimento e perspetiva para oferecer produtos e serviços a sociedades cada vez mais diversificadas. Por exemplo, um estudo recente de McKinsey, “Why diversity Matters”, sugere que empresas com géneros diferentes atingem regra geral um retorno financeiro 15% superior.

  1. Foco no cliente

O sucesso a curto e a longo prazo depende da definição de novas e fiéis bases de clientes. As empresas centradas nos clientes são 60% mais rentáveis. No início dos seus percursos, a estratégia das empresas está orientada para o cliente e o único foco é ganhar clientes e mantê-los satisfeitos. No entanto, à medida que as empresas crescem, pode ser fácil perder o foco nos seus clientes e permitir que outros processos interfiram.

Existem soluções para enfrentar este problema. Analise a sua base de clientes atual para identificar forças e fraquezas na forma como a sua empresa atua quando retém clientes. Preste bastante atenção às tendências de mercado. Realize estudos, entreviste clientes novos, atuais e antigos, e sobretudo oiça – e responda a – todas as preocupações e feedback do cliente. O Net Promoter Score (NPS), por exemplo, é uma excelente forma de analisar a experiência do cliente e prever o crescimento do negócio. Ao adotar o NPS, as empresas podem fazer as questões certas para descobrirem os clientes promotores e detratores, produzindo uma medida do desempenho da organização através dos olhos dos clientes.

  1. Adapte-se às mudanças tecnológicas

Existem diversas formas de as empresas tirarem melhor proveito das tecnologias, serviços e sistemas modernos que reforçam o seu funcionamento e ajudam a apoiar o crescimento.

Adotar serviços baseados na cloud, por exemplo, é uma forma de reduzir a infraestrutura de TI da empresa. Não só reduz os custos e melhora a eficiência, como liberta a equipa de TI para explorar outras formas de utilizar a tecnologia emergente que pode melhorar o negócio ao invés de ser apenas uma ferramenta de resposta aos problemas.

A mesma tecnologia pode também proporcionar aos colaboradores a flexibilidade para trabalhar em movimento ou remotamente.

Sistemas avançados com machine learning e inteligência artificial podem automatizar tarefas morosas de gestão ou processamento de dados. Este tipo de tecnologia pode libertar as equipas para tarefas mais inovadoras e estratégicas que reforcem diretamente o crescimento do negócio e o resultado final.

  1. Mantenha-se na vanguarda

Potenciar as vendas a curto prazo através de promoções e de novos produtos e serviços irá ajudar a aumentar as receitas, mas não é a melhor forma de posicionar a empresa para um futuro crescimento a longo prazo. As empresas devem ter uma visão global e criar estratégias para se manterem a par das tendências do mercado e dos clientes, e à frente da concorrência.

Isto requer uma perspetiva mais completa e a longo prazo do funcionamento da empresa e do negócio – a visão da empresa, as estratégias de vendas, o posicionamento de mercado, o mercado de trabalho, a infraestrutura tecnológica e processos.

  1. Centre-se no seu negócio, não na concorrência

Em vez de se centrar na concorrência, invista tempo e recursos a tentar compreender melhor o seu negócio. Desenvolva e cuide da sua equipa para aumentar o envolvimento dos colaboradores – e isto não significa apenas pizzas e mesas de ping-pong. Um relatório sobre o compromisso dos colaboradores indica que estes preferem sentir-se valorizados e reconhecidos do que receber determinados benefícios. O mesmo relatório sugere que um crescimento de 50% no compromisso dos colaboradores equivale a um crescimento de 3% de receitas no ano seguinte.

 

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