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Distribuidora Garcias quer duplicar parque de lojas em Portugal

Por a 27 de Abril de 2018 as 14:14
Os três membros da família Garcia à frente do negócio

A Garcias quer mais quatro lojas cash&carry no País. Duas deverão inaugurar já este ano, num investimento superior a meio milhão de euros. No final de junho, lança uma nova área de negócio: o canal de vendas online

A Garcias, empresa familiar especializada na comercialização e distribuição de vinhos e bebidas espirituosas, quer duplicar o número de lojas cash&carry que opera em Portugal. A distribuidora portuguesa tem quatro lojas de distribuição grossista no País – Madeira, Algarve (Albufeira e Portimão) e Açores – e estima abrir mais quatro a prazo, disse em entrevista ao HIPERSUPER Filipa Garcia, administradora da empresa, à margem de uma exposição que organiza num hotel de luxo em Lisboa para dar a conhecer as novidades aos seus clientes. “Pelo menos duas destas operações queremos fechar este ano, mas depende das oportunidades de investimento. Somos exigentes com os requisitos – localização central, área ampla de armazém e parque de estacionamento, entre outros – e não tem sido tarefa fácil encontrar imóveis com estas características”, concretizou. O investimento em cada uma das lojas depende sempre do estado do espaço, mas anda “à volta de 200 a 300 mil euros”. Pelo menos meio milhão de euros a empresa estima investir este ano para inaugurar duas lojas.

Lisboa, Porto, Alentejo (Évora) e Algarve (Faro) são as localidades onde a empresa quer instalar as novas unidades. O plano de expansão inclui ainda a relocalização da loja que abriu em 2012 no Funchal, arquipélago da Madeira, para uma localização mais central. Foi a inauguração deste ponto de venda que marcou a estreia desta empresa – que assinala, em 2018, 37 anos de vida – no negócio de distribuição grossista. “O modelo cash&carry nasceu há cerca de seis anos quando abrimos a delegação na Madeira. O armazém onde nos instalámos tem dois pisos e decidimos fazer do primeiro uma loja e do segundo um armazém. Porque é um modelo que os madeirenses aceitam muito bem e ao qual estão habituados”, conta Filipa Garcia. Os resultados foram positivos e, em 2014, a distribuidora replicou o projeto no Algarve com a abertura de duas lojas, primeiro em Albufeira e depois em Portimão, e, mais recentemente, nos Açores, em simultâneo com a abertura da delegação em São Miguel. A loja de Albufeira é a maior em número de referências, cerca de seis mil num total de dez mil artigos que tem no portefólio.

Com um volume de negócios próximo dos sete milhões de euros na divisão de cash&carry, a empresa estima atingir entre os 10 e os 15 milhões de euros quando o plano de expansão estiver concluído.

Loja online estreia até junho

Ainda este ano, concretamente até junho, a empresa estreia a sua loja online. “O Garcias Online nasce de um website que temos em construção, onde vamos lançar uma nova área de negócio, o comércio online. O projeto, que deverá estar concluído no final do próximo trimestre, vai ter uma ligação muito próxima às redes sociais da empresa, onde divulgamos campanhas de novos produtos, promoções, eventos e o dia a dia da empresa”.

A Garcias conheceu a luz do sol em 1981 pela mão do avô e do pai de Filipa Garcia. O pai, Arnaldo Garcia, é atualmente presidente do conselho de administração. O core business da empresa que fatura cerca de 80 milhões de euros é a comercialização e distribuição de vinhos e bebidas espirituosas, sobretudo junto do canal Horeca (Hotéis, restaurantes e cafés). Conta com uma equipa de 50 comerciais que asseguram a distribuição em todo o País, além das lojas grossistas. “Somos a única empresa de vinhos e espirituosas que cobre todo o território, desde Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelas ilhas. E somos a maior em dimensão e em faturação, a nossa concorrência é exclusivamente regional”, garante Filipa Garcia. “Temos mais de 10 mil clientes ativos no País”. A distribuidora tem clientes na área do retalho mas estes representam “apenas 5% da faturação”, acrescenta.

O armazém central está localizado em Alcochete, no Parque Logístico do Passil, e ocupa cerca de 20 mil metros quadrados (m2), mas a empresa tem ainda delegações no Porto, Algarve, Madeira e Açores. “Esta pulverização é essencial para dar assistência às especificidades do canal Horeca. O restaurante cada vez pede mais vinho à unidade ou à caixa e a logística por detrás da operação é mais exigente e temos de ser eficientes. E é por aqui que nos queremos distinguir”. A empresa detém um parque próprio de 250 viaturas para a distribuição.

A Garcias emprega 250 pessoas e estima faturar este ano entre os 82 e os 85 milhões de euros.

Texto originalmente publicado na edição de abril do jornal Hipersuper

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