Distribuição Homepage Newsletter

Carrefour lança sistema pioneiro de rastreabilidade na Europa

Por a 8 de Março de 2018 as 12:34
legumes

O grupo francês de distribuição Carrefour lançou um sistema de rastreabilidade pioneiro na Europa. O sistema “blockchain” é uma base de dados digitais “segura, onde é armazenada e compartilhada toda a informação sobre os produtos que comercializamos”, explicou Laurent Vallé, secretário geral do Carrefour e chefe de segurança e qualidade alimentar.
As etiquetas dos alimentos vão ter um código (QR) e o cliente através de um smartphone poderá usá-lo para obter diversas informações sobre os produtos. Por exemplo, onde determinado animal foi criado, quais os alimentos usados  e os tratamentos realizados e se determinado produto tem certificado de qualidade, entre outras informações importantes ligadas à produção e distribuição dos alimentos.
A retalhista pretende estender, até ao final deste ano, o novo sistema a vários produtos, como ovos, tomates, laranjas, salmão e carnes, entre outros.
Outra das grandes vantagens do blockchain é que pode ser utilizado por produtores, fornecedores e distribuidores, para que todos tenham acesso a informações de rastreamento sobre os lotes de produtos que circulam na cadeia de abastecimento, tal como datas de produção e validade ou canais de distribuição.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *