FMCG Homepage Newsletter

Exportação de vinhos alentejanos cresce 28% no primeiro semestre

Por a 27 de Setembro de 2017 as 10:36

As exportações de vinho alentejano aumentaram 28% em valor nos primeiros seis meses do ano, face ao primeiro semestre de 2016, com Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e França a captarem 57% das vendas além-fronteiras. Em quantidade, as exportações de vinho DOC e Regional alentejano subiram 17%, com os cinco principais mercados supracitados a absorverem 55% do volume de garrafas encaminhadas para o exterior do País no primeiro semestre.

Francisco Mateus, presidente da direção da CVRA, prevê que as exportações de vinhos da região atinjam o valor mais elevado de sempre em 2017. “Esperamos superar os resultados do ano passado, pois o segundo semestre é mais forte, e fechar 2017 como o melhor ano na exportação”.

O preço médio do vinho da região subiu 9% para os 3,08 euros por unidade, valor acima da média nacional (2,75 euros por unidade). “O crescimento do preço médio traduz-se em uma maior perceção da qualidade por parte dos importadores e consumidores internacionais. Brasil e Angola são mercados de peso que alavancam a exportação mas, numa análise sem estes dois países, o preço médio até cresceu mais – 10%”, destaca o presidente.

O Alentejo exporta os seus vinhos para 112 mercados, tendo duplicado a quantidade exportada nos últimos dez anos. Na primeira metade do ano, a região representou “20% em valor e 18% em volume no total das exportações de vinhos DOC e Regionais portugueses”, disse ao HIPERSUPER Francisco Mateus.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *