Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

O que pode ler na edição de julho do HIPERSUPER

Por a 3 de Julho de 2017 as 14:47

A edição de julho do HIPERSUPER traz-lhe um extenso trabalho sobre as tendências da comunicação no ponto de venda, o “touchpoint”  onde a grande maioria das decisões de compra são ainda hoje tomadas e o mais eficaz para apresentar inovações. Não perca ainda as novidades da estratégia do Minipreço em Portugal, nas quais se incluem a transformação de um mercado lisboeta e o alargamento ao online; a entrevista ao cofundador de um “marketplace” que vende apenas produtos sustentáveis (mercado com elevado potencial); todos os pormenores sobre a Paack, plataforma que chegou este ano a Portugal dando aos retalhistas a possibilidade de oferecerem entregas em duas horas; e saiba como se compara o retalho, enquanto empregador, face às restantes atividades. A variedade é muita, por isso, decida você mesmo os temas que mais lhe interessam. Fica aqui a lista:

DESTAQUE

As 10 tendências de comunicação em loja

A loja ainda é o canal preferido dos consumidores para conhecerem as inovações do mercado, estando à frente da televisão e até da internet. Quem pensa que o digital é rei, desengane-se. Hoje, 82% das decisões de compra ainda são tomadas em loja, pelo que este é ainda um “touchpoint” essencial para a comunicação e marketing das insígnias e marcas. Assim, em destaque este mês no HIPERSUPER apresentamos-lhe, em colaboração com vários especialistas da área, os dez pontos chave que deve considerar na elaboração da sua estratégia.

OPINIÃO

A opinião este mês fica a cargo de João Silveira Lobo, docente no Programa de Gestão de Retalho e Consumer Analytics da Nova SBE, que nos fala sobre “A Gestão de Categorias e a Categoria da Gestão”; de Rui Milagaia, da empresa lusa especialista em Realidade Virtual IT People Innovation, que explica por que o “’Mixed Reality’ desperta interesse do retalho”; e de Luis Mouta Dias, consultor da Michael Page, que dá conta d’”O Estado da Arte dos Recrutamento no Retalho”.

 DISTRIBUIÇÃO

Minipreço lança supermercado online em 2018

O grupo DIA e a Câmara de Lisboa assinaram um acordo de concessão que vai permitir ao dono do Minipreço explorar o Mercado do Bairro dos Santos. O projeto contempla um investimento de dois milhões de euros para renovar o espaço, cujo andar térreo será revestido com o formato Minipreço Family e o piso superior servirá para abastecer a futura loja online da retalhista, disse ao HIPERSUPER Miguel Guinea, na sua primeira entrevista desde que assumiu a direção-geral do grupo espanhol para Portugal.

Retrato da mão-de-obra que move a distribuição

A APED lançou um estudo que traça o perfil do corpo de trabalho das suas associadas. Que relações laborais promovem as distribuidoras que, juntas, representam 10% do PIB nacional? Como estas empresas têm contribuído para a produtividade da economia portuguesa?

Lisboa cria plataforma para revitalizar comércio de rua

No seu primeiro programa de incubação, a recém-nascida Academia de Comércio de Lisboa integra 15 projetos. O objetivo é revitalizar o comércio tradicional na capital do País, guiando estes negócios pelas novas tendências de mercado.

Fábrica das Enguias promove conserva única no País

Está na baixa de Lisboa há pouco mais de um ano. Ao entrar na loja da Comur recua-se até à década de 1940 para acompanhar a história da fábrica que nasceu para conservar o peixe que abunda na Ria de Aveiro. Em evidência no primeiro ponto de venda da conserveira da Murtosa (Aveiro) está a lata de enguia em molho de escabeche, um produto único no mundo.

Como o digital ajuda a trazer tráfego às lojas

As três dicas de Nuno Pimenta, Industry Head Retail da Google Portugal, sobre como tirar partido do digital para aumentar o tráfego das lojas físicas.

FMCG

O ciclo de produção da Nobre

A Nobre mostrou o interior da sua fábrica de Rio Maior, em jeito de comemoração do seu 60º aniversário. Nem o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, faltou à visita guiada pelas linhas de produção do fiambre da marca, o preferido de 80% das famílias portuguesas.

Mars traz nova marca de “Pet Care” para Portugal em 2018

O negócio de “Pet Care” representa atualmente 50% da faturação da multinacional conhecida por marcas de chocolate como M&M’s, Twix ou Snickers. Pedro Alvarez, que assumiu a chefia da Mars para Portugal em maio deste ano, explicou num encontro com jornalistas que a estratégia para o País passa por relançar a oferta de “Pet Care” no retalho alimentar, de forma a combater a liderança da Purina, marca detida pela concorrente Nestlé. Assim, no próximo ano, a empresa reforça a oferta com uma nova marca, que se vem juntar à Pedigree, à Dentastix e à Whiskas, por exemplo.

DATA CENTER

Estar no sítio certo com o produto certo

Em análise exclusiva para o HIPERSUPER, Cláudio Silva, Expert Solutions Executive da Kantar Worldpanel, responde à pergunta: por que é cada vez mais importante para o sucesso das marcas e dos retalhistas estar no sítio certo com o produto mais adequado?

Moda cresce na cesta de supermercado

Os supermercados Lidl e a cadeia especializada Primark destacam-se entre os locais preferidos dos portugueses para comprarem roupa. O comércio de vestuário está a crescer no carrinho de compras dos portugueses, os quais procuram preços reduzidos. Mais uma análise exclusiva da Kantar Worldpanel, desta vez pela mão de Susana Fernandes, Client Manager da consultora.

Receitas trazem audiência aos sites das marcas

Camilla Fonseca, da ComScore Portugal, presta atenção nesta edição à audiência dos sites gastronómicos e de comércio alimentar.

ESPECIAL LOGÍSTICA

Logística avançada traz eficiência à cadeia de valor

Com o ponto de venda em destaque nesta edição, não poderíamos esquecer o motor dos mesmos: a logística. São tempos agitados para o setor, desafiado pela expansão dos espaços de proximidade, ao mesmo tempo que crescem as lojas online, assim como pelo aumento das exportações e simultânea necessidade de apoio à digitalização dos negócios dos seus clientes. Como dar resposta a tudo isto?

Paack traz entregas em duas horas para retalho luso

Acaba de se instalar em Portugal a empresa que, em Espanha, está a ajudar o El Corte Inglés a concorrer com as entregas rápidas da Amazon. Através de um software de gestão de stock, a Paack garante aos retalhistas expedições em menos de duas horas.

A base de dados da cadeia de valor portuguesa

A plataforma digital Sync.pt foi lançada pela GS1 Portugal para servir de base de dados dos produtos que chegam às lojas portuguesas, à qual produtores, operadores logísticos e retalhistas têm acesso. O objetivo é agilizar as cadeias de valor, ao mesmo tempo que lhes confere maior segurança e transparência. Conheça as vantagens deste portal que em três anos de existência ultrapassou os 138 mil artigos registados e para o qual estão a ser pensadas novas funcionalidades.

FEIRAS

Alimentaria Barcelona cresce em “Food Service”

O diretor da Alimentaria Exhibitions veio a Lisboa, por ocasião da Alimentaria & Horexpo, desvendar as primeiras novidades sobre a próxima edição da feira, que acontece em 2018 em Barcelona, cidade onde foi originalmente criada e onde assume uma maior dimensão no próximo ano.

ENTREVISTA

A loja online que só vende produtos sustentáveis

Sérgio Ribeiro, cofundador da Planetiers, explica em entrevista ao HIPERSUPER como nasceu o “marketplace” destinado aos consumidores que procuram produtos e serviços com baixa pegada ambiental.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *