Distribuição Homepage Newsletter

4 em cada 10 produtos vendidos nas lojas Clarel são de marca própria

Por a 25 de Maio de 2017 as 11:36
Alfonso Torres, Diretor da Clarel em Portugal e Espanha

Entrevista a Alfonso Torres, Diretor da Clarel em Portugal e Espanha

A insígnia de proximidade Clarel fechou o ano passado com 64 lojas em Portugal. Na rede especializada em artigos para cuidado pessoal e do lar, operada pelo Grupo Dia Portugal, 4 em cada 10 produtos vendidos são de marca própria

Que balanço faz desde a entrada da Clarel em Portugal até hoje?

A partir do momento em que comprámos as lojas Schlecker, iniciámos um processo de transformação desse parque em lojas Clarel, que durou aproximadamente dois anos. Além da aquisição destas lojas e do processo de renovação, quisemos aportar valor na criação de uma rede de lojas com um serviço comercial único para os clientes, algo que vamos continuar a fazer. Resultado disso é que após este processo já aumentámos o nosso parque com mais 15 lojas. Podemos também afirmar que o crescimento das vendas tem sido uma constante.

Quais os principais marcos da insígnia desde a abertura da primeira loja em 2014?

Em suma, como principais marcos da insígnia desde a sua entrada no mercado português está, como não podia deixar de ser, toda a transformação do parque de lojas, mas também a adaptação de todo o sortido e oferta comercial. Desenvolvemos novos produtos sob a marca própria Bonté, de cuidados pessoais, Basic Cosmetics, de produtos de cosmética decorativa, Baby Smile e Junior Smile para os mais pequenos e AS para o cuidado e alimentação de animais de estimação. Este processo pressupôs o acrescento de mais de 1.000 novas referências ao nosso sortido.

Quais os principais atributos e posicionamento da insígnia?

É uma insígnia especializada nas categorias que comercializa, que são produtos para o lar, beleza e cuidado pessoal, com uma oferta significativa de marca própria, o que faz com que 4 em cada 10 produtos vendidos sejam de marca própria.

Que estratégia delinearam para fazer crescer a insígnia este ano no mercado português?

Por um lado, continuar com a renovação do parque de lojas que temos, uma vez que nunca paramos de fazer mudanças que nos permitam uma contínua adaptação às necessidades e gostos dos clientes. Dedicamos particular atenção às mudanças de imagem mas também à introdução de novas referências para sermos ainda mais especializados neste segmento nas categorias em que trabalhamos.

Quantas lojas têm em Portugal? Como se vai desenvolver o plano de expansão da insígnia?

No final de 2016, tínhamos 64 lojas e vamos continuar com o plano de expansão este ano, com a abertura de mais lojas que a seu tempo comunicaremos.

Que localizações vão privilegiar na expansão?

Vamos continuar a apostar nas grandes cidades que têm uma importante densidade populacional, sendo certo que iremos estar atentos a todas as oportunidades tanto em povoações costeiras, já que as nossas lojas, pelas suas características, apelam muito a este tipo de consumidores, como também aumentar a presença em povoações do interior.

Qual a dimensão média das lojas?

Têm uma área comercial de 160 metros quadrados (m2).

Qual o modelo de negócio da Clarel?

Todas as lojas são próprias, mas somos uma empresa franquiadora, está no nosso ADN e, como tal, não descartamos no futuro essa possibilidade. Em Espanha já temos lojas Clarel franquiadas e estamos satisfeitos com os resultados.

Qual a média de referências por loja? 

Uma das características que têm as nossas lojas é a profundidade, ou seja, diversidade de produtos para cada necessidade, com todas as marcas líderes mas também com as nossas marcas próprias. Cada loja tem cerca de 5.000 referências.

Qual o conceito do ponto de venda? 

Como estamos a falar de lojas de tamanho reduzido, desenhamos um layout o mais simples possível para o consumidor. À entrada da loja temos a secção de higiene e beleza e, ao fundo, colocamos todo o universo de lar e drogaria. O que procuramos é assinalar cada zona com uma cor e um ícone com os produtos que vendemos: cosmética, cabelo, beleza, drogaria, animais de estimação e infantil.

Nas lojas é possível a utilização do cartão clube Minipreço com descontos automáticos e ofertas personalizadas.

Quais os perfis de consumidores da marca?

Os clientes são fundamentalmente mulheres mas temos cada vez mais homens, aproximadamente 20%. Mas temos um perfil muito variado de clientes. Na categoria de maquilhagem por exemplo o perfil é muito jovem.

Quem são as insígnias concorrentes no mercado português?

No limite, todas as lojas que vendem produtos das categorias Clarel são concorrência mas, falamos sobretudo de supermercados e lojas de perfumaria e cosmética. Generalistas e especializados.

Qual a faturação da insígnia em Portugal? E na Península Ibérica?

Não fornecemos dados de faturação por insígnia e país, mas podemos dizer que, no final de 2016, as vendas brutas sob insígnia da Clarel em Portugal e Espanha foram de 349 milhões de euros, uma melhoria de 6,5% relativamente ao ano passado.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *