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Marcas de fabricante recuam pela primeira vez desde início de 2016

Por a 2 de Maio de 2017 as 12:34

As vendas de Bens de Grande Consumo (BGC) recuaram 0,4% em março face ao mês homólogo, segundo os mais recentes dados da consultora Nielsen.

A análise da consultora, correspondente ao período entre 27 de fevereiro e 26 de março, revela que as marcas da distribuição (+3,4%) cresceram acima das marcas de fabricante (-2,3%), que apresentam resultados negativos pela primeira vez desde o início de 2016.

No acumulado do primeiro trimestre, “assistimos a uma inversão de tendências, com as marcas da distribuição + primeiros preços [MDD+PP] a crescerem 3,5% (sobre um período negativo) contra um aumento de 0,6% nas marcas de fabricante. No total, os BGC cresceram 1,6% no primeiro trimestre de 2017”, explica a Nielsen.

Neste período, a alimentação recua 3%, “sobre um período homólogo que crescia 8,1% [Páscoa 2016]. Este foi o primeiro resultado negativo da alimentação desde abril do ano passado”. Nesta categoria, as marcas de fabricante  caíram 6,2% (sobre um período homólogo que crescia 13,3%) e as MDD+PP registaram um aumento de 2,3%.

Na categoria de bebidas, por sua vez, as vendas crescem 3,8% face ao período homólogo. Nesta categoria, tal como no período anterior, as marcas da distribuição (+11,3%) crescem acima das de fabricante (+2,2%). “Neste primeiro trimestre, a tendência de inversão é clara neste setor, com as MDD+PP (+6,6%) a passarem a valores positivos e a crescerem acima das marcas de fabricante (+4,3%). O setor de bebidas é o mais dinâmico do primeiro trimestre, crescendo 4,7%”, sublinha a consultora.

Por último, o setor de higiene. A higiene do lar “apresenta-se como a categoria mais dinâmica deste período”, com um crescimento de 7,1%. As marcas de fabricante (+9,6%) continuam a crescer acima das MDD+PP (+2,2%). No acumulado dos três primeiros meses do ano, a higiene do lar “é a única categoria na qual as marcas de fabricante (+6,1%) registam um maior crescimento do que as marcas da distribuição (+0,4%), perfazendo o crescimento total de 4,3%”.

A higiene pessoal, por sua vez, apresenta um crescimento de 4,9%. Nesta categoria, as marcas da distribuição (+7,8%) crescem “muito acima” das  de fabricante (+3,9%). “Também no total do primeiro trimestre esta tendência é clara: +8,1% nas MDD+PP contra +1,4% nas marcas de fabricante”, remata a Nielsen.

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