Data Center Homepage Newsletter

O que os portugueses pensam sobre o consumo consciente

Por a 17 de Abril de 2017 as 15:29

Um total de 20% dos portugueses afirma estar disposto a despender mais ou a pagar uma taxa por um produto com menos impacto ambiental, segundo a segunda edição do estudo do Observatório do Consumo Consciente, uma iniciativa do Fórum do Consumo, em parceria com a GFK, o IADE e a Universidade Lusófona.

“Continua a existir um desconhecimento generalizado na sociedade portuguesa sobre a temática do consumo consciente nas vertentes de consumo sustentável, responsável e solidário. Este estudo que envolve cerca de 1200 famílias portuguesas e uma bateria de 50 questões dá-nos finalmente um retrato objetivo, rigoroso e atual dos comportamentos dos portugueses no que concerne às suas práticas e atitudes de consumo consciente”, sublinha José Rousseau, presidente do Fórum do Consumo.

Quando analisadas as atitudes e preocupações ambientais e sociais, quer em 2015 quer em 2016, 80% dos portugueses mostra-se atento às alterações climáticas, sendo a cidade do Porto a que apresenta os maiores valores de preocupação. Entre os mais novos (15 a 24 anos) esta preocupação diminui (24%).

O aumento da população mundial não parece ser um fator de grande preocupação, com quase 25% dos portugueses sem opinião sobre o assunto. No entanto, de 2015 para 2016, quando analisada a preocupação de, como sociedade, precisarmos de reduzir os níveis de consumo para melhorar o ambiente para as gerações futuras, o aumento é de 5% na resposta concordo/concordo totalmente, com 84,4%.

O estudo feito com base em 5 indicadores (atitudes e preocupação ambiental e social, comportamentos de consumo e sustentáveis, mobilidade, residência e caracterização sócio-demográfica) conta com a sua terceira edição no final deste ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *