Data Center Homepage Newsletter

Fotografia da audiência do retalho no mundo

Por a 23 de Março de 2017 as 11:07

Por Camilla Fonseca, Sales Director da comScore Portugal

Em contrapartida a quaisquer iniciativas protecionistas que possam ter ocorrido em algumas economias, o retalho no mundo torna-se cada vez mais global e diverso. A evolução do comércio internacional tomou as melhores proporções de sempre na última década, mesmo se levadas em conta as crises dos anos 2008 e 2009. Acredita-se muito que a internet possa ter auxiliado neste processo e é com base nesse tema que serão abordados neste artigo alguns factos interessantes sobre o retalho no mundo.

Segundo o ranking da comScore (MMX, Key Measures, dezembro 2016, desktop, 15+), a audiência do retalho no mundo já contabiliza 1.487.073.789 visitantes únicos em todo o mundo, o que representa um total de 77,1% do alcance global nos dispositivos PC e laptops. O país líder em retalho é a China, com 521.117.160 visitantes únicos. O facto mais impressionante é que, além de este número por si só ser muito expressivo, representa um alcance na população de 98,5% se considerados os mesmos dispositivos. A segunda posição no ranking mundial de visitantes únicos no retalho é preenchida pelos Estados Unidos, com 167.975.304 indivíduos e um alcance na população de 81,8%. Portugal não está tão distante em alcance, pois atingiu no mesmo mês 65,3% da população com 3.572.089 visitantes únicos. Outros países com alcance semelhante a Portugal são Suíça (67,4%), Malásia (66,5%), México (64,3%) e Índia (63,5%).

No que se refere a páginas vistas, Portugal ultrapassou em dezembro de 2016 o total de 200 milhões e está à frente de países como Irlanda, Noruega, Israel e Peru. Em visitas, Portugal encerrou o mesmo mês com 20.919.166, muito semelhante à Suíça (22.761.947) e Finlândia (18.826.619).

Quais os sites mais visitados?

Agora que já se fez o cenário dos países em destaque, é preciso também falar dos atores em questão. Como a China já foi destacada aqui como o líder do retalho global, era muito provável que a propriedade com maior audiência fosse chinesa. O líder em visitantes únicos no mês de dezembro de 2016 foi grupo “Alibaba.com Corporation”, que totalizou 456.482.408 de visitantes únicos. Nomeadamente, o sítio do grupo com maior destaque é o TAOBAO.COM. Na segunda colocação está o grupo “Amazon Sites”, com a marca de 376.104.158 visitantes únicos. Tratando-se de Portugal especificamente, o grupo Amazon leva a liderança, se somados todos os sítios da empresa. Porém, no que se refere aos sítios isoladamente, FNAC.PT manteve-se como o domínio mais visitado pelos portugueses em dezembro. Quanto ao Alibaba, o domínio do grupo mais visitado pelos portugueses foi o ALIEXPRESS.COM, com um total de 458.560 visitantes únicos. No ranking do retalho em Portugal ainda vemos outras propriedades globais com audiência, como eBay e Apple.com.

Mas não se pode analisar o setor sem levar em conta também os dispositivos móveis, como já é de costume. Nos Estados Unidos, de forma geral, a audiência da internet ainda tem predominância no desktop, embora a sobreposição com dispositivos móveis seja bastante elevada. Mais especificamente no setor do retalho, a audiência fica quase empatada: foram 180.812.443 visitantes/visualizadores únicos para os desktops e 180.266.380 para o mobile. O ranking das maiores propriedades com audiência são respetivamente os grupos Amazon Sites, Wal-Mart e eBay, ainda segundo a comScore (MMX MP, Estados Unidos, dezembro 2016, Desktop 2+ e Total Mobile 18+). Em todos estes três mencionados, a audiência por dispositivos móveis ultrapassa a audiência desktop.

Em Espanha é diferente, pois o acesso via dispositivos móveis é totalmente predominante, seja no total da internet  seja no total da categoria retalho, ou ainda nos três representantes da categoria com maior audiência em visitantes/visualizadores únicos: Amazon, El Corte Inglés e Alibaba.com. (MMX MP, Espanha, dezembro 2016, 4+). A predominância do mobile não tem apenas a maioria no total de visitantes únicos como também no total de minutos navegados. Em Portugal, tanto para a Amazon como para o El Corte Inglés, o desktop ainda é o dispositivo com mais audiência (MoMX, dezembro, 2016, 18+).

Tanto em Portugal como em outros países mencionados acima, o que se vê é uma pluralidade cada vez mais progressiva. E a graça do mundo digital é ter de facto o acesso e a possibilidade de compra de produtos de outros países, estejam estes perto ou longe. Portugal segue a crescer no retalho, tanto com propriedades locais como globais, devido ao total de domínios na categoria do retalho, que cresceu 10% de dezembro de 2015 para dezembro de 2016. Se empresas estrangeiras estão com interesse crescente no mercado português, fica aqui também um alerta para as empresas de logística, para que possam acompanhar

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *