Data Center Homepage Newsletter

Anúncio do Brexit afeta ânimo dos consumidores europeus

Por a 27 de Outubro de 2016 as 12:28

Os indicadores de propensão para comprar e de expetativas económicas e de rendimento não se desenvolveram de forma uniforme em toda a Europa, de acordo com o estudo GfK Clima do Consumidor.Em Portugal, os consumidores preveem que o crescimento económico continue a evoluir moderadamente nos próximos meses, resultado da descida contínua das taxas de desemprego.

O início do terceiro trimestre foi marcado pela decisão do Reino Unido em sair da EU (União Europeia), no final de junho. Em quase todos os países europeus e, sobretudo, no Reino Unido, a confiança do consumidor e, em especial, as expetativas económicas desceram, em alguns casos, drasticamente.

O clima do consumidor na UE28 decresceu 13,1 pontos em junho para 10,0 pontos em julho. Em setembro, recuperou para os 12,3 pontos. Em agosto, no entanto, os debates acerca do Brexit reduziram-se significativamente em toda a Europa. Prevaleceram outros temas específicos de cada país.

Apenas será possível prever com certeza as implicações do Brexit sobre o ânimo dos consumidores europeus após o início efetivo das negociações e da aproximação da saída do Reino Unido, explica a mesma fonte.

Emprego cresce, desemprego desce

Quase todos os países europeus indicaram crescimento económico e, em alguns casos, com taxas “bastante positivas”. Tal reflete-se também nos números do desemprego. Na maioria dos países, o emprego está a aumentar e as taxas de desemprego a decrescer. No entanto, estes aspetos positivos não estão a conduzir a um aumento fundamental nas expetativas económicas e de rendimento dos consumidores.

A propensão para comprar também não foi sempre consistente com o desenvolvimento económico geral de cada país. Outras questões específicas de cada Estado parecem também estar em causa, assim como fatores psicológicos e incertezas fundamentais, como a guerra na Síria, os ataques terroristas em França e na Alemanha, o crescimento dos partidos populistas de direita nas eleições e sondagens, e as próximas eleições presidenciais nos EUA.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *