Bebidas Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Supermercados apostam em novas marcas de whisky e gin

Por a 20 de Janeiro de 2016 as 13:40

espirituosas2.jpgAs marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se no mercado português, segundo o estudo Precise da Marktest.

Através de auditorias ao ponto de venda, a consultora conclui que a classe de whiskies ocupa quase um terço do “Share of Shelf” (SoS) das bebidas espirituosas, sendo o gin a terceira classe que mais espaço ocupa nas prateleiras, com 13% de espaço em prateleira.

“Relativamente à classe dos whiskies, ocorreram algumas alterações em 2015: a marca “William Lawson’s” perde a liderança para a J&B, verificando-se, assim, uma perda de 0.39 p.p (pontos percentuais) na primeira e um aumento de 1.35 p.p na segunda. Ainda assim, as cinco marcas que detinham maior SoS em 2014, mantiveram-se em 2015: “J&B”, “William Lawson’s”, “The Famous Grouse”, “Grant’s” e “Ballantine’s”. Destas, além de “J&B”, apenas a “Grant’s” conquistou quota de espaço em linear (0.04p.p.)”, sublinha a análise da Marktest.

Na classe dos whiskies a distribuição do SoS não é sempre igual, contudo, também não existem grandes nuances. “J&B” é a marca que lidera na maioria das insígnias, à exceção do Continente, que cede mais espaço linear à “The Famous Grouse” (7.8%) e do Minipreço que cede 15.4% à “William Lawson’s”.

Nos últimos anos, contudo, o gin tem vindo a ganhar a preferência de alguns consumidores, sendo atualmente a terceira classe em termos de espaço linear. As marcas que sobressaem são “Tanqueray” e a “Bombay”, ambas com 10 de SoS. Segue-se a “Gordon’s” com 9% e a inglesa “Beefeater” com 6%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *