Sonae lança sexta edição do relatório de inovação no retalho
A Sonae reforçou a sua aposta estratégica em inovação durante o ano de 2014. O trabalho realizado está sintetizado no relatório “Livro de Inovação no Retalho”, editado pelo sexto ano consecutivo.
A Sonae investiu 83 milhões de euros em investigação, inovação e desenvolvimento em 2013, envolvendo diretamente mais de 600 colaboradores.
Nuno Lopes Gama, head of Innovation and Future Tech da Sonae, afirma que “a aposta está também a facilitar o desenvolvimento dos negócios a nível internacional, disponibilizando soluções duradouras para competir num mercado cada vez mais global”.
Entre as inovações desenvolvidas e implementadas pela Sonae estão, na área alimentar, a nova app Continente, o robot de cozinha Yämmi, os centros de serviços nos polos logísticos da Maia e Azambuja, para gestão centralizada de suportes logísticos, ou o projeto SIM Cliente, focado na melhoria da experiência de compra que introduziu 78 inovações.
No retalho especializado, destacam-se o desafio My Design By de criação e personalização de milhares de peças pelos clientes, o programa de gestão interna da inovação ShineOn, o projeto de gestão de força de vendas da Worten e o novo conceito de lojas Sport Zone.
A operadora nacional desenvolveu ainda vídeos personalizados com base em QR codes Lively Gifts, a Carne Maturada Continente, as t-shirts Zippy com Proteção Anti-UV, o conceito de Fábrica dos Brinquedos para os espaços de brinquedos nos hipermercados detidos, a impressão de cupões de desconto nas próprias lojas de retalho, o concurso Código Secreto da Worten ou o desafio de programação Agile Marathon, desenvolvido em parceria com universidades em Portugal e Espanha.
Os negócios de retalho da Sonae contam atualmente com mais de 70 parcerias para a inovação em todo o mundo, envolvendo instituições de 17 países, em quatro continentes.