Análise Data Center Homepage Newsletter

Classes sociais altas concentradas nas grandes cidades

Por a 23 de Julho de 2014 as 10:15

Um total de 42.3% dos residentes no Continente pertencem às classes sociais alta, média alta ou média, enquanto 57.7% da população está nas classes mais baixas (média baixa ou baixa), segundo dados da Marktest, disponíveis no Sales Index.

Os dados mostram que em apenas 15 dos 278 concelhos do Continente o peso das classes sociais mais elevadas é igual ou superior a metade da sua população residente.

Com 69.4% da sua população nas classes alta, média alta ou média, o concelho de Oeiras é o que apresenta uma estrutura social mais elevada. É seguido dos concelhos de Cascais, onde 61.6% da população residente também pertence àquelas classes sociais, e de Lisboa, com 60.5%.

Almada, Porto, Amadora, Odivelas, Faro, Coimbra, Sintra, Seixal, Maia, Alcochete, Loures e Montijo, completam a lista dos 15 concelhos onde o peso da população nestas classes sociais iguala ou supera os 50%.

A análise destes dados mostra como os concelhos mais populosos são também os que apresentam uma estrutura social mais elevada. Alcochete é no entanto o concelho que mais se destaca pois tem pouco mais de 18 mil habitantes, um valor dez vezes abaixo dos restantes analisados. O facto de ser uma nova área de expansão limítrofe à Grande Lisboa “explica o perfil dos seus residentes, famílias mais jovens e mais qualificadas tanto escolar como profissionalmente”, conclui o estudo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *