FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Categorias especiais animam consumo de vinho do Porto

Por a 17 de Abril de 2014 as 12:58

À semelhança do que aconteceu no mercado internacional, as categorias especiais de vinho do Porto registaram em Portugal, em 2013, um crescimento em quantidade comercializada e no volume de negócios.

Os Vintage, Reserva, LVB, Tawnies envelhecidos, Crusted e os Colheita, verificaram em Portugal um aumento de 5,6% na quantidade comercializada e de 10,5% em volume de negócios.

“A categoria Vintage contribuiu fortemente para este crescimento, já que as vendas cresceram 19,5% em quantidade, com o Vintage 2011, a mais recente declaração, a significar 46% da quantidade total, deste tipo de vinho, vendida no País no ano passado”, revela um comunicado do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).

Preços sobem

Apesar do decréscimo em 3,4% na quantidade total de vinho do Porto vendida em Portugal, em 2013, assinalou-se um crescimento de 4,1% em valor face a 2012, “consequência do aumento em 7,7% do preço médio, potenciado pelo crescimento das categorias especiais”.

À escala internacional, incluindo Portugal, as categorias especiais tiveram pela primeira vez uma quota de mercado acima dos 21% (21,1%) em quantidade e ultrapassaram os 40% (40,8%) em valor. Portugal é o segundo país com maior de volume de negócios e no que respeita à quantidade, ocupa a terceira posição.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *