Bens de grande consumo recuam 1,5% em 2013
Em 2013, as famílias portuguesas gastaram 2.238 euros, em média, em produtos de grande consumo, o que representou uma redução de 1,5% no volume total adquirido face ao ano anterior.
A frequência de compra aumentou 1,2% mas a cesta de compras reduziu 3,2%. “Ou seja, fazemos mais visitas às lojas mas compramos menos quantidade de cada vez”, explica Sónia Antunes, directora-geral da Kantar.
Os primeiros dois meses de 2014 dão, no entanto, alguns sinais positivos. “Reflectem um aumento de 0,5% no volume comprado pelos lares, relativamente a igual período do ano passado, em linha com o acontecido no segundo semestre de 2013, onde se verificou igual aumento de 0,5%”.
Apesar das dificuldades sentidas pelas famílias portuguesas, o canal ‘hard discount’ registou no ano passado a quota de mercado mais baixa dos últimos anos. As Marcas da Distribuição (MdD) também viram a quota de mercado cair no ano passado.