Distribuição Homepage Newsletter

72% dos portugueses sente dificuldade em pagar contas

Por a 30 de Janeiro de 2013 as 16:52

Um total de 72% dos portugueses tem dificuldades em pagar as contas no final do mês, conclui o relatório “Think…” da TNS, especialista em estudos de mercado que integra o Grupo Kantar.

O valor é superior em 31 pontos percentuais em comparação com a média europeia, onde quatro em cada dez (41%) afirmam encontrar-se nesta situação.

Existem diferenças significativas entre os países da UE: enquanto apenas 10% da população na Suécia e na Holanda tem dificuldade em pagar as contas, mais de dois terços dos inquiridos no Chipre (68%), Portugal (72%) e Bulgária (73%) encontram-se nesta situação, atingindo os 89% na Grécia.

São 11 os Estados-Membros da União Europeia onde mais de metade dos inquiridos afirmam ter dificuldades em pagar as suas contas no final do mês.

“A situação tem piorado nos últimos 3 anos, registando-se ao nível da UE um aumento de 3 pontos percentuais (de 38% para 41%). Em Portugal, a percentagem de cidadãos que tem dificuldades para pagar as suas contas ao final do mês aumentou 8 pontos em relação a 2009, e a Grécia, um dos Estados-Membros mais afectados pela crise, sofre um aumento de 26 pontos”.

No entanto, existem outros países com melhor progressão desde 2009, onde diminuiu a percentagem de cidadãos com problemas económicos, como é o caso da Áustria (-12 pp).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *