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“C” lança estudo sobre hábitos de consumo da geração 18-28

Por a 27 de Junho de 2011 as 11:15

O “C” – The Consumer Intelligence Lab – acaba de lançar um estudo dedicado ao conhecimento e análise dos comportamentos de mudança da geração dos 18 aos 28 anos. Este estudo surge num momento em que as marcas reconhecem a necessidade de compreender melhor o nível de adaptação e resposta dos jovens ao seu contexto.

No âmbito desta investigação, o C criou o C-Spotters, um painel composto por 50 jovens entre os 18 e os 28 anos que serão acompanhados quotidianamente durante seis meses. Para o efeito, além de contactos presenciais, foi desenvolvida uma plataforma social privada, através da qual serão lançados temas para discussão. O “C” quer conversar sobre o quotidiano destes jovens, saber o que os preocupa, o que os faz feliz, quais os seus planos de futuro, como vêem a sua relação com os outros, com a tecnologia, com o dinheiro, com o consumo, etc.

Ao contrário da geração que os precede, que teve a garantia de um emprego e que pôde fazer planos – casar, comprar casa, constituir família -, esta geração dos quinhentos euros, como é apelidada, vive na incerteza: um dia-a-dia sem prisões mas também sem projectos de futuro.

Para além desse contexto de precariedade, existem outros factores como a diversidade das suas preferências, a dispersão da sua atenção ou a vivência intensa em rede e no mundo digital, que contribuem para complexificar uma realidade de consumo que as marcas / empresas que financiam o projecto “C” pretendem descodificar.

Este estudo tem como objectivo ajudar as empresas a perceber de que forma os modelos de negócio existentes, materializados em marcas, produtos, comunicação e canais de distribuição, se devem ajustar para melhor explorar a diversidade de consumidores que este segmento encerra.

O C é um laboratório de research que observa e regista as mudanças do consumidor português e representa um projecto único em Portugal e no mundo. Lançado em 2009, este projecto é o resultado da parceria de três empresas complementares: a ROI (Return On Ideas), empresa de consultoria estratégica, a IPSOS-APEME e a Augusto Mateus & Associados.

 

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