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WayMedia lança primeiro serviço integrado de música ambiente

Por a 29 de Março de 2011 as 16:00

Way Media lança primeiro serviço online de subscrição de música ambiente para espaços comerciais devidamente licenciado junto das entidades que protegem os direitos de autor de músicos e editoras

Entre 60 a 70% dos estabelecimentos comerciais em Portugal passam música ilegalmente, ou seja, não estão devidamente licenciados junto da Sociedade Portuguesa e Autores (SPA) e da Passmúsica. A previsão saiu da boca de Carlos Marques, Managing Partner da Waymedia.

A empresa proprietária do Myway, site de música online que permite aos internautas aceder a centenas de milhares de títulos de forma gratuita, encontrou aqui um negócio “próspero” e decidiu lançar recentemente o WayBox.

Trata-se de um projecto pioneiro e inovador uma vez que é o primeiro serviço integrado em Portugal. Ou seja, permite subscrever online música ambiente já licenciada junto das entidades que gerem os direitos de autor de músicos e editoras para a transmissão em streaming em lojas, centros comerciais, restaurantes, hotéis, entre muitas outros estabelecimentos com actividade comercial.

Além do elevado potencial junto dos estabelecimentos que passam música ilegalmente, até porque a fiscalização está a apertar o cerco, um estudo de mercado levado a cabo pela empresa revelou que os comerciantes queixam-se invariavelmente da perda de tempo e dificuldade que envolve a subscrição de um serviço desta natureza.

“Cerca de 15 dias era o tempo que demorava o licenciamento de música para ambientes comerciais. Depois de contratar o serviço, a empresa tinha que se deslocar até à SPA e à Passmúsica. Agora, a subscrição pode ser efectuada online, em poucos minutos, e o serviço começa a funcionar de imediato desde que a loja seja dotada de um PC com ligação à Net e saída de áudio”, explicou ao Hipersuper Carlos Marques.

São quatro os passos da subscrição online: introduzir os dados da empresa, o tipo de actividade, a dimensão da loja e seleccionar os canais pretendidos por género de música. É possível, no entanto, construir uma playlist com a ajuda da base de dados da Waymedia, “a maior do País com mais de 7 milhões de títulos”.

Mas o potencial deste negócio não fica por aqui. “Há quase monopólio em Portugal no sector de música ambiente para a área empresarial. A espanhola Telefónica tem quase 80% deste mercado. Faz todo o sentido a aposta por parte de um segundo operador com uma proposta diferenciadora. Esta é a nossa estratégia”.

Três soluções à medida

A Waymedia prevê em 2014 alcançar 40% de quota de mercado 1.500 subscrições com o lançamento de três pacotes: Xpress, Business e 360º. O Xpress é o mais indicado para pequenos comerciantes. O pacote básico com seis canais, subscrito online, custa 25,00 euros. A este valor, acresce o montante a pagar à SPA e à Passmúsica. “No total, o serviço chave na mão custa cerca de 70 euros por mês”.

O Business é uma solução costumizada para empresas com diferentes necessidades de sonorização ou que necessite de introduzir mensagens publicitárias, por exemplo. Não pode ser adquirido online porque necessita de uma “sofisticada box para funcionar. A caixa faz ‘backups’ para, se o acesso à Net falhar, comutar com o armazenamento local e continuar a reprodução. A gestão deste sistema é feito na área do cliente com software desenvolvido pela Waymedia”. O Business custa cerca de 150 euros.

Por último, o 360º, um serviço multimédia que integra soluções de digital signage.

A grande aposta são as lojas de retalho, os centros comerciais, os consultórios e outras salas de espera, refere o Managing Partner da Waymedia. “Já temos alguns clientes. A cadeia de ginásios KANGAROO e um dos maiores centros comerciais de Portugal”.

Os comerciantes estão mais despertos para a importância da música em alguns estabelecimentos. “Há estudos que demonstram que 84% dos visitantes das lojas gostam de ouvir música ambiente e, destes, 23% afirma estar disposto a pagar mais 5% pelos bens em lojas com música de fundo”.

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